Conceito de Narração

narracaoUma narração é um relato ordenado de acontecimentos reais ou fictícios que guardam uma relativa coerência. É possível encontrar narrações desde os vestígios mais remotos de civilizações extintas que nos legaram preciosos e elaborados depoimentos de sua cultura.

As primeiras narrações que foram registradas por escrito provêm de tradições orais difundidas antecipadamente. Por exemplo, tanto a Ilíada como a Odisséia constituem um traspasso à escritura de cantos que referiam uma história. O que hoje se considera literatura é em parte a evolução destes primeiros layouts de narrações escritas.

Outro exemplo de narração pode ser dado pela história, ainda que neste caso se refira a acontecimentos comprováveis mediante fontes. Obviamente, ao tratar de uma disciplina que pretende atingir um grau importante de rigor, se somam outras pautas a seguir além das próprias de um relato convencional. Ao igual que a narração fictícia, a origem da história deve ter seus rastros na antiguidade.

Um critério bastante divulgado sobre a organização de uma narração é a divisão em introdução, meio e desfecho. Este propósito é especialmente útil para analisar uma ficção. Assim, a introdução estaria constituída pela apresentação básica de personagens e ambiente, o meio pela elaboração de um conflito e o desfecho pela conclusão em onde se resolvem as dificuldades. Alguns destes elementos podem faltar ou podem ter alterado sua ordem, mas sua posição serve como panorama geral.

É importante destacar que o ato de narrar é um modo de transmitir vivências e experiências, e que deixa de ser um trabalho para especialistas, sendo pelo contrário um fato intrínseco à capacidade de comunicação do ser humano. O ato de efetuar uma narração tem como faceta ética que as experiências compartilhadas pelo relato evitem que os erros do passado se multipliquem no futuro e que os acertos se repitam.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Narração