Conceito de Narcolepsia

NarcolepsiaA saúde é um dos bens mais importantes do ser humano, além de ser sintoma de bem-estar e alegria. É um tesouro que nem sempre é valorizado como se devia até o momento que surge alguma doença.

Dentro dos mais variados tipos de doença que atinge a saúde do ser humano, hoje em especial, vamos dar atenção à narcolepsia, distúrbio conhecido também como síndrome de Gelineau. Seu grau de incidência social é baixo, entretanto, trata-se de uma doença que interfere de forma negativa a rotina cotidiana do paciente, uma vez que o mesmo apresenta um desejo irremediável de dormir e descansar em vários momentos do dia. Portanto, trata-se de um distúrbio que afeta de forma direta o desempenho profissional do trabalhador, como também de suas relações pessoais.

A narcolepsia é caracterizada pelos seus intensos momentos de sono. Um sono profundo que pode surgir a qualquer hora do dia e de forma inesperada (com o risco de acontecer inclusive quando se dirige um carro). Estas fases de sonolência podem acontecer mesmo que a pessoa tenha dormido perfeitamente durante a noite. É uma doença que gera grande sensação de insegurança, fazendo com que o paciente perca confiança em si mesmo e tenha sérios problemas de autoestima.

Apenas um médico profissional pode diagnosticar a narcolepsia, entretanto, dada a complexidade desta doença nem sempre é fácil detectar esse problema de saúde. Para realizar o diagnóstico é necessário o teste de latência múltipla do sono (TLMS) que serve para verificar o grau de sonolência diurna após uma noite de sono do paciente. Além disso, as fases do sono desse distúrbio também são mal reguladas. Aproximadamente entre os 20 e 30 anos aparecem os primeiros sintomas da narcolepsia na vida das pessoas.

Porém ainda há muito que ser investigado para conhecer as reais causas dessa doença. Entretanto, acredita-se que a principal causa da narcolepsia tem origem genética. Mesmo assim existem alguns fatores do estilo de vida que podem agravar a doença. Por exemplo, o estresse e a ansiedade são dois problemas que prejudicam a qualidade de vida de um paciente afetado pela narcolepsia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Narcolepsia