Conceito de Narcisismo

NarcisismoO ser humano vive focado em sua própria individualidade, ou seja, analisa a realidade a partir da sua própria perspectiva. Algo lógico deve ser levado em conta, nenhuma pessoa pode escapar de sua própria subjetividade. Entretanto, muitas vezes, o ser humano também excede nos limites de egoísmo como mostra o narcisismo, ou seja, a idealização de si próprio.

A pessoa narcisista é aquela que não tem uma objetividade real da maneira que se analisa a si mesma (potencializa suas virtudes e exagera e ignora seus defeitos). Além disso, uma pessoa narcisista é aquela que reclama em excesso de protagonismo nas relações pessoais ao ponto de demandar uma excessiva atenção por parte dos demais (de certa forma, ela acredita ser o centro do universo).

As pessoas narcisistas buscam a adulação e a admiração por parte dos outros, mas quando não recebem um feedback positivo se sentem frustradas e incomodadas. Sentem que não são tratadas com justiça. O narcisismo mostra um excesso de apego a si mesmo, de certa forma, quando uma pessoa se olha em excesso perde a capacidade de perceber outros aspectos que estão presentes e que passam despercebidos dos próprios olhos.

O termo narcisismo se refere à lenda de Narciso que mostra a história de um jovem apaixonado por sua própria beleza e que termina abismado na contemplação de sua própria imagem com o reflexo da água de uma lagoa e termina afogado. Essa lenda é uma metáfora que mostra como uma pessoa pode terminar vazia ao estar ironicamente cheia de si mesma.

O narcisismo está vinculado aos defeitos humanos como a vaidade, a prepotência, a soberba e o individualismo. Pode até parecer que o narcisismo está vinculado à alta autoestima, quando na realidade não é bem assim, pois quando uma pessoa busca a perfeição sente algum tipo de insegurança interior.

As pessoas narcisistas costumam cansar o próximo através de sua atitude egocêntrica, uma vez que gostam somente elas de ser admiradas e escutadas. Isto é, pensam muito em suas próprias necessidades e deixam em segundo plano as necessidades dos outros. E esta atitude, mais cedo ou mais tarde, demonstra desequilíbrio nas relações. Vale sempre lembrar que você é importante, mas os outros também são.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Narcisismo