Conceito de Nanotecnologia

NanotecnologiaEste termo envolve algo tão pequeno que não pode ser visto num simples olhar. Esta palavra é tratada como o “Santo Graal” da informática e da eletrônica, pode-ser dizer que hoje em dia quase qualquer componente adquirido é feito com nanotecnologia.

Nano é um prefixo grego que significa uma quantidade extremamente pequena, 10 elevado a menos 9 ou 0,000,000,001 metros. Podemos deduzir que com a nanotecnologia existe a possibilidade de manipular moléculas e átomos para realizar funções em uma escala de milhões de elementos minúsculos com bastante efeito e sem ocupar muito espaço.

As pessoas em geral não gostam de objetos muito grandes e isso tem a ver, por exemplo, com os celulares antigos que não podiam ser levados no bolso e até mesmo eram tão pesados que não se podia levantar do chão, pareciam o martelo do legendário Thor. Deixando a brincadeira de lado, sabemos que para construir elementos muito pequenos é necessário o uso da tecnologia.

Uma estrutura feita com manipulação de átomos. A curiosidade humana é tão grande que passou a imitar a vida através da observação de átomos seguindo o padrão do DNA.

A nanotecnologia surgiu quando os cientistas perceberam que a matéria em escala atômica apresenta peculiaridades únicas que não existem em um estado normal, assim mesmo mostra que há espaço de sobra entre as moléculas e os átomos para ser manipulados. O termo nanotecnologia foi usado pela primeira vez pelo professor japonês Norio Taniguchi em 1974. A manipulação molecular através da nanotecnologia permite a criação de materiais novos com propriedades que não existem em um estado natural, pelas aplicações serem praticamente infinitas e limitadas apenas por sua capacidade de manipulação molecular. Atualmente existe (pelo menos se tem pesquisado) um material com a fineza de um átomo, um condutor excelente da eletricidade, muito duro e autorregenerável. Trata-se de um grafeno que no futuro leva a nanotecnologia até sua máxima expressão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nanotecnologia