Conceito » Nação

Conceito de Nação




Um termo de origen latino que se usa como sinónimo de nascimento ou de clase. Desse modo pudemos usar o termo nação ao nos refir tanto ao espaço físico, ou seja, o território de uma país quanto podemos nos referir ao povo que vive neste territorio que é regido por um mesmo sistema de governo. Atualmente este conceito está ligadoa a questões políticas e ideologicas que representam os aspectos sociais e culturais do povo. Na linguagem popular o termo nação é usado como país, Estado ou povo e tem um forte sentimento ideológico ligado a ele. Antigamente o termo nao era muito utilizada ja que na maioria dos territorios existía um regime bastante diferente do regime de democracia e liberdade que a palabra nação abarca e que se tenta fazer valer nos paises em geral.Uma grupo de pessoas que se une e permanece unido seguindo as mesmas tradições, religião oi língua forma o povo.

Este povo que geralmente fala o mesmo idioma e tem os mesmo costumes forma uma nação. Nação se pode resumir então como um grupo de pessoas com os mesmo objetivos, de uma mesma etnia e com os mesmo costumes. De todos os modos estes elementos hoje em dia, isolados de outras coisas, não podem constituir o caráter de nenhuma nação. O que realmente importa é a forma de pensar e de agir do povo que habita uma mesma região. Hoje em dia diversas etnias, línguas e costumes convivem em um mesmo espaço físico. No entanto se estas pessoas, com todas suas diferenças tem uma mesma convicção pode constituir uma nação com interesses e necessidades iguais.

Essa seria uma concepção cultural do termo nação e mostra a consciência do grupo de pessoas que a integram formando parte de um grupo com ideias éticas e políticas, religiosas e históricas iguais ente si e diferentes a outros grupos. Algumas nações tentam manter- se únicas usando os critérios de língua e raça para definirem-se como uma nação diferente as outras como o caso.

Assim o conceito de nação pode ter duas acepções: um conjunto de pessoas que se sente unidas por ter uma mesma origem ou um grupo de pessoas unidas pelas mesmas convicções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)