Conceito de Mutismo Seletivo

Mutismo-SeletivoA comunicação é um dos principais pilares das relações pessoais, graças ao diálogo é potencializado o entendimento mútuo. Entretanto, existem momentos em que uma pessoa pode ter dificuldades para expressar-se. Assim ocorre com o fenômeno do mutismo seletivo, que se refere a um distúrbio da comunicação verbal que mostra a dificuldade das pessoas em expressar-se devido a alguma alteração emocional.

Trata-se de um problema importante que pode impedir o desenvolvimento profissional ou também alterar o ritmo nas relações pessoais. É um transtorno que pode estar associado em viver situações de fracasso em um determinado contexto.

Por exemplo, uma pessoa que teve alguma experiência traumática ao falar em público pode ter um branco e ficar paralisada diante de uma interação com o público. Trata-se de um transtorno que não tem nada a ver com a facilidade de comunicação que tem uma pessoa e o domínio da língua, mas que bloqueia o emocional e isso pode ser originado de alguma vivência específica, em muitos casos, trata-se de uma experiência vivida na infância ou na adolescência (os primeiros anos de vida como aprendizagem costuma deixar grandes sequelas na vida da pessoa).

Existem alguns aspectos das pessoas que sofrem o mutismo social que podem ajudar a identificar o problema. Por exemplo, dificuldades para manter o contato visual com outra pessoa, conflitos habituais na realização de rotinas cotidianas em que as relações sociais são muito importantes, desta maneira, também experimentam ansiedade diante dessas situações nas quais são criadas grandes expectativas. Além disso, do ponto de vista das relações pessoais, são pessoas muito reservadas que se sentem incômodas ao falar de si mesmas, custa muito para elas mostrar-se como são e estão realmente. São pessoas que não sorriem com muita frequência.

Por outro lado, costumam fugir de ambientes em que há muita gente porque se sentem angustiadas e desconfortáveis ao ser observadas pelos demais. Preferem lugares tranquilos em que podem manter-se em uma espécie de segundo plano.

Vale ressaltar, do ponto de vista positivo, que são pessoas muito observadoras com grande capacidade de atenção aos detalhes. No plano profissional e acadêmico, são pessoas também com alto nível de concentração. Deste modo, aliás, costumam ser pessoas muito inteligentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Mutismo Seletivo