Conceito » Municipio

Conceito de Municipio




Alguns dicionários registram uma definição com um caráter um tanto pomposo para a palavra.Como por exemplo: circunscrição territorial em que se exerce a juridição de uma veração. Contudo, a explicação é mais fácil do que parece. Um município é uma divisão administrativa autônoma do territorio do estado governada por uma prefeitura, que é o orgão executivo das leis, e uma câmara municipal que é o orgão legislativo. O termo também se refere ao grupo de pessoas que habitam um mesmo território ou algumas vezes se usa o termo para referir-se a uma cidade ou povoado. A palavra se originou na antiga Roma que então era considerado um município um espaço habitado por pessoas com característica de liberdade e gorvernada de acordo com suas próprias leis.

O termo acata diferentes definições de acordo com o país. No Brasil um municipio abrange todo o espaço por onde cresce uma população, fazendo parte dele a zona urbana, os alredores do subúrbio e também as zonas rurais. O que difere do termo cidade, que se aplica somente a zona urbana da região em questão. Hoje em dia o municipio é a menor divisão administrativa no que se refere a orgãos representativos proprios. No Brasil os representantes do municipio são eleitos pelo povo durante as eleições.

A questão da divisão dos municipios as vezes atendem somente a título adminstrativo. Isso acontece porque alguns municípios crescem tanto que se fundem com outros parecendo muitas vezes ser um só, ainda que possuam diferentes polos administrativos. Como por exemplo, a cidade de Recife no estado de Pernambuco. Os municipios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes se fundiram com o Recife parecendo um mesmo município.

Atualmente o Brasil tem 5. 565 municipios espalhados por suas regiões. Curiosamente o mais populoso e o menos populoso se encontram no estado de São Paulo. São Paulo é o que possui mai habitantes e Borá, no estado de São Paulo o que possui menos habitantes.

Em resumo, o nome municipio se refere a uma entidade administrativa que está representada por um prefeito e pelos vereadores eleitos pelo povo que se supõe que devem trabalhar pelos interesses dos habitantes buscando oferecer melhores condições de vida para todos.

>> Próximo - Que Conceito >>