Conceito » Multiculturalismo

Conceito de Multiculturalismo




MulticulturalismoO multiculturalismo é conhecido como um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. Ele é muito comum em nossa época, pois graças aos importantes avanços tecnológicos, ao desenvolvimento das comunicações e da interligação de diferentes partes do mundo, todas as sociedades podem receber informação sobre outras. Ao mesmo tempo, o crescimento das migrações e a travessia legal das fronteiras colaboram com a mistura de culturas e sociedades.

Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural. Neste sentido, entende-se que o multiculturalismo é altamente nivelado, pois deixa de lado as representações discriminatórias que são geralmente provocadas por medo ou por desconhecimento do outro. Ao mesmo tempo, o multiculturalismo admite a existência de todas as culturas e não renega nenhuma, pois neste aspecto todas elas podem contribuir da mesma maneira na geração de uma nova expressão cultural.

Entretanto, o fenômeno do multiculturalismo é também altamente criticado. Um dos principais fatos contrários é a ideia de que para que exista o multiculturalismo as identidades culturais devem deixar de existir de maneira isolada e, portanto, grande parte delas perde sua essência, o que as fazem únicas e diferentes no mundo das culturas do planeta. Além disso, é normal que os protestos ao multiculturalismo afirmem que, em geral, este fenômeno não significa uma real integração de todas as culturas, mas um domínio mais ou menos vedado das culturas mais fortes sobre as mais fracas.

Tal como se diz, o multiculturalismo é um fenômeno extremamente típico de final do século XX e início do século XXI. Isto tem a ver com um processo de maiores alcances conhecido como globalização e que se caracteriza principalmente pelo estabelecimento de laços entre todas as regiões do mundo de maneira inevitável e indiscutível.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)