Conceito » Mudança

Conceito de Mudança




Mudança é o ato de mudar, trocar ou alterar. Pode se referir tanto a uma mudança de casa, de cidade ou a uma transformação ocorrida a nível emocional ou físico. Qualquer alteração de um estado ou situação anterior a outra é uma mudança. As mudanças podem ocorrer de forma planejada ou repentinamente. Normalmente o ato de mudar supõe alterações importantes na vida do ser que sofre a mudança. É necessária uma preparação psicológica para que as mudanças sejam aceitas sem prejudicar de alguma maneira a vida dos seres envolvidos. O ser humano passa por diversas mudanças durante sua vida: mudanças a nivel hormonal, físico e de temperamento. Algumas mudanças fazem parte do desenvolvimento humano, mas outras são impostas pelas adversidades da vida como as mudanças de cidade muitas vezes impostas por questões laborais. A sociedade também está em constante mudanças. As cidades crescem e se desenvolvem efetuando mudanças na sua estrutura.

A organização política dos estados sofre mudanças periodicas com o acontecimento das eleições, onde os cidadãos fazem suas escolhas na espera de mudanças que afetem de modo positivo a vida da sociedade. O desenvolvimento tecnológico, crescente a cada dia oferece mudanças significativas em relação a procurar a melhora de vida em geral, o meio ambiente sofre mudanças diárias em razão da ação do ser humano, o ir e vir de pessoas entre cidades, estados e países diferentes provocam mudanças na estrutura social, cultural e econômica dos lugares. Ou seja, mudar faz parte da vida normal e todos somos afetados por estas mudanças. Também se usa o termo mudança simplesmente para designar a troca de um lugar para habitar por outro, mesmo que seja trocar de uma casa a outra numa mesma rua.

Determinadas mudanças podem afetar profundamente os seres humanos e as vezes fica dificil passar por elas sem que se tornem um problema. Por exemplo, a mudança de uma cidade a outra pode afetar muito psicologicamente tanto a adultos como crianças. Mudar de cidade e de casa implica muito mais que arrumar suas coisas em outro quarto. Implica conhecer novas pessoas, fazer novos amigos adaptar-se a novos espaços e culturas e as vezes isso exige do ser humano força e habilidade para desenvolver-se no dia a dia.

>> Próximo - Que Conceito >>