Conceito de Movimento Social

Movimento-SocialA sociedade está composta por indivíduos que formam um grupo. A partir deste ponto de vista, ela evolui de maneira constante. As correntes sociais são um dos fatores que influenciam a transformação social de um povo. Estes movimentos que determinam forte tendência se tornam moda e exercem grande influência no sistema. O movimento social é uma corrente que persegue um objetivo específico e luta para consegui-lo através de um plano de ação determinado.

Por exemplo, um movimento social procura ser ouvido para o planejamento de algumas mudanças ou para defesa de alguns direitos sociais. Ele pode ser encabeçado por um líder em particular ou então por um grupo cultural. Existem movimentos sociais de caráter muito diferentes, como é o caso do movimento feminista, orientado a defender o valor do talento feminino; o movimento ecológico, que conscientiza os direitos do meio ambiente e a necessidade de cuidar do planeta para as gerações futuras; e do ponto de vista trabalhista destaca a importância do movimento operário.

Os movimentos sociais surgem com força em busca de mudanças, mas em alguns casos, as mesmas não acontecem porque tem de ser criadas e assim causam desencanto. Mas vale pontuar que os movimentos sociais nem sempre lutam e se mobilizam para favorecer certas mudanças. Também existem casos que não há mudanças dentro de um movimento social.

O movimento social é uma força em potencial e não efêmera, mas que tem um tempo significativo de duração e que deixa uma marca em termos culturais. Um movimento social ganha força conforme se expande, ou seja, conforme convence a mais pessoas em sua ideologia.

O movimento social mostra como uma sociedade apresenta diferentes pontos de vista e diversas formas de interpretar a realidade, além de mostrar uma visão particular sobre alguma área específica. O conceito movimento social também se trata de uma realidade dinâmica e não estática. Isto é, um movimento não se consolida em questão de um dia, mas também necessita de seu próprio processo de evolução, desenvolvimento e transformação social.

Além de todo o individualismo, o movimento social mostra precisamente o poder de um grupo unido por valores e lutas em comum.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Movimento Social