Conceito » Movimento

Conceito de Movimento




MovimentoO movimento, para a mecânica, é um fenômeno físico que implica na mudança de posição de um corpo que está imerso num conjunto ou sistema e será esta modificação de posição, a respeito do resto dos corpos, que servirá de referência para notar esta mudança e isto é graças a que todo o movimento de um corpo deixa uma trajetória. O movimento sempre é uma mudança de posição em respeito ao tempo.

No entanto, a física, que é a fiel estudiosa deste fenômeno, tem duas disciplinas internas que se dedicam, separadamente, a mergulharmos neste tema do movimento. Por um lado está a cinemática que se ocupa de estudar o movimento em si e do outro lado a dinâmica que se ocupa das causas que motivam os movimentos.

A cinemática, então, estuda as leis do movimento dos corpos através de um sistema de coordenadas. Centra-se na observação da trajetória do movimento e sempre o faz em função do tempo que toma a mesma. A velocidade (ritmo que muda a posição) e a aceleração (ritmo com o que muda a velocidade) serão as duas quantidades que permitirão descobrir como muda a posição em função do tempo.

O corpo ou partícula pode observar os seguintes tipos de movimento: retilíneo uniforme, retilíneo uniformemente acelerado, circular uniforme, parabólico e o harmônico simples. E retomando, a dinâmica, é a que se ocupa do que não se ocupa a cinemática, que são os fatores que causam o movimento, utiliza as equações para determinar quem movimenta os corpos.

Mas todo este vasto conhecimento no estudo do movimento que lhes expusemos acima, sem dúvidas, também se lhe deve aos grandes estudiosos que desde o século XVII, aproximadamente, já estavam fazendo ensaios e provas para avançar neste tópico. Entre eles temos o físico, astrônomo e matemático Galileu Galilei, que estudou a queda livre dos corpos e das partículas em planos inclinados, seguindo temos Pierre Varignon, avançando na noção de aceleração e já no século XX, Albert Einstein, trouxe mais luz ao tema com a teoria da relatividade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)