Conceito de Motivo

MotivoA realidade mostra um processo que muitas vezes é casual e revela a ciência que explica o fenômeno da causa e efeito. Do ponto de vista da realidade, qualquer fato pode ser motivo para uma mudança importante, ou seja, um ponto de inflexão. Assim, um motivo qualquer pode ser consequência de acontecimentos anteriores que deram lugar a uma realidade.

Por exemplo, no contexto de uma relação de casal que passa por uma crise, um motivo pode servir de situação definitiva para a tomada de decisão de término do relacionamento.

Neste caso, por exemplo, o motivo pode ser por uma discussão importante marcando assim uma fase de distanciamento na relação. Mas ao mesmo tempo, este motivo pode ser mais bem compreendido antes do casal entrar em crise.

Um ponto de inflexão

Neste caso, a ruptura é o motivo, ou seja, um fato que desencadeou uma série de situações para direcionar a esse rumo. Em certas ocasiões, existem mudanças que são imediatas na vida de uma pessoa, no entanto, em outras situações, há mudanças que podem ser mais lentas como também mais bruscas, precisamente, porque são motivo de uma causa anterior. Além disso, chega um momento em que a resistência do sujeito se esgota e decide não seguir apegado a essa realidade.

Enfim, o motivo é um acontecimento pontual que tem importância fundamental para o sujeito. Até o ponto de esse fato ser a razão essencial de uma decisão importante.

Na literatura

O mesmo ocorre na literatura, quando o motivo é o que mais se valoriza em um argumento. O motivo é aquele que causa uma reviravolta na trama de uma história, dando sentido a ela. Tanto na literatura como na vida existem situações concretas que não podem ser entendidas perfeitamente, ao menos que seja analisado todo um contexto. Este é o caso das situações que serviram de motivo para o presente ou que foram no passado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Motivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/motivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Motivo