Conceito de Motivação

MotivacaoRelacionado intrinsecamente com a psiquê de uma pessoa, com o estado de ânimo e com a vontade, o termo motivação faz referência ao conjunto de estímulos e incentivos que movem uma pessoa a reagir e atuar de determinada maneira. A palavra motivação sempre conta com uma conotação positiva já que é aquilo que gera energia e interesse quando é necessário conseguir algum fim determinado. Ainda que o termo motivação é utilizado na maioria dos casos para o ser humano, também se pode falar de motivação animal, especialmente quando se deve recorrer a estímulos motivacionais em diferentes processos de treinamento.

A motivação como forma de estímulo pode variar de pessoa para pessoa já que está diretamente relacionado ao estado de ânimo particular da cada indivíduo, a sua personalidade, aos interesses específicos e, em certos casos, a projetos no futuro. A motivação por tanto é um fenômeno não permanente e que deve se trabalhar de maneira constante e variada para que não desapareça. Por outro lado, pode-se falar de motivação intrínseca (aquela que tem que ver com a personalidade, a formação e os projetos da cada indivíduo) e motivação extrínseca (aquela que se relaciona com os estímulos recebidos desde fora, tais como a publicidade e a propaganda).

A motivação pode ser aplicada de diferentes maneiras e com diferentes fins. Conquanto o termo ‘motivação’ está muito relacionado com a geração de ambientes trabalhistas confortáveis, atrativos e por tanto eficientes, a motivação também pode ser exercida em diferentes esferas da vida cotidiana, como por exemplo para realizar projetos pessoais, para conseguir diversas melhoras, para transformar certas situações em experiências mais positivas, etc. A motivação pode ademais levar ao ser humano a atuar em benefício de um terceiro, e é aqui quando se deve falar de motivação altruísta, por exemplo, quando se desenvolvem projetos de solidariedade.

A outra face da motivação é justamente a desmotivação, um estado de ânimo, psicológico e até físico que tem que ver com a sensação de falta de interesse, falta de vontade e falta de energia. Muitas vezes a desmotivação é relacionada com as sociedades atuais nas quais os indivíduos respondem a rotinas pré estabelecidas e inquestionáveis sem realmente se deter a encontrar focos de motivação para a consecução de seus verdadeiros interesses.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Motivação