Conceito de Morte

Do ponto de vista genérico, a morte é o fim das atividades vitais de um organismo. No caso da realidade humana, a definição vigente do ponto de vista médico e legal refere-se à cessação de toda a atividade cerebral, sugerindo também que esta paralisação seja completamente irreversível.

Com a tarefa de verificar tal situação, deverá ser realizada uma série de procedimentos e protocolos rigorosamente pautados.

Note-se que a definição de morte sofreu uma série de mudanças ao longo da história. No passado, o critério para declarar clinicamente a morte de uma pessoa era a ausência de respiração e de atividade cardíaca.

Com a evolução da tecnologia, que possibilitou a manutenção artificial da atividade cardíaca e respiratória em pacientes, esse critério teve que ser revisto. Além disso, a possibilidade do uso de órgãos de pacientes sem atividade cerebral para salvar vidas foi outra circunstância que exigira esta revisão. É por isso que depois de um período de avaliação, a comunidade médica decidiu adotar como a nova definição de morte, aquela que enfatiza o papel do cérebro como o principal responsável pelas funções do corpo.

Os procedimentos pertinentes para a comprovação de morte cerebral são: registro da ausência de reflexo ante uma série de estímulos (nos pés, mãos e peito), teste de apnéia, o que explica a absoluta falta de respiração e, finalmente, a obtenção de um eletroencefalograma plano. É importante destacar que um eletroencefalograma plano isolado tem um valor escasso no diagnóstico de morte cerebral sendo absolutamente necessária a realização das demais avaliações para chegar a este diagnóstico.

Por diversas razões, é provável que seja impossível completar algum dos diversos testes clínicos e nesses casos costumasse utilizar outros testes para preencher esta lacuna. Finalmente, quando se cumprem todas as normas protocolares e o paciente é considerado morto, procede-se à formalização do fato através da certidão de óbito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Morte. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/morte >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Morte