Conceito de Mortalidade

MortalidadeSe levarmos em conta o conceito de "mortalidade" como uma característica de existência, devemos defini-la como o oposto da vida. A mortalidade é a condição de ser mortal, portanto, de ser suscetível à morte. Entretanto, o termo mortalidade está na maioria dos casos relacionado com os estudos estatísticos aplicados sobre as populações. Então, a mortalidade aparece como um número que busca estabelecer a quantidade de mortos sobre uma determinada população.

É comum que a taxa de mortalidade feita pelos estudos estatísticos estabeleça o número de mortes por cada mil habitantes dentro de uma determinada população. Normalmente, esta porcentagem é o resultado dos estudos realizados ou observados ao longo de um ano. De acordo com os parâmetros elaborados para conhecer a taxa de mortalidade de uma população, considera-se que uma alta taxa de mortalidade é aquela que ultrapassa 30% da população, enquanto que a mortalidade média está localizada entre 15 e 30% do número total da população. Finalmente, uma taxa de mortalidade baixa é sempre inferior a 15%.

Em todo o mundo, as taxas de mortalidade são altamente variáveis e enquanto há regiões com taxas de mortalidade extremamente baixas, podemos observar também populações que chegam a ter taxas de mortalidade em torno de 30%. Os países desenvolvidos e do primeiro mundo são obviamente os que possuem melhores condições de vida por habitante e, portanto, apresentam as taxas de mortalidade mais baixas do planeta. Por sua vez, grande parte dos países africanos concentram as porcentagens de mortalidade mais importantes do mundo.

Neste sentido, pode-se considerar também a taxa de mortalidade infantil como um dos elementos mais importantes dos estudos estatísticos e demográficos. Esta taxa apresenta uma porcentagem de crianças mortas menores de um ano a cada mil crianças nascidas. Sem dúvida, o estudo da mortalidade infantil nos permite saber sobre as condições de vida fundamentais e básicas de uma região, pois um número alto de mortalidade infantil se refere à falta de certos elementos, tais como higiene, saneamento, nutrição e atendimento médico a essa categoria de habitantes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Mortalidade