Conceito de Morro Isolado

Morro-IsoladoOs morros também chamados de cerros são uma paisagem bastante habitual na geografia do nosso planeta. Basicamente, trata-se de elevações isoladas de terra e sua altura é menor do que uma montanha ou monte. Deve-se levar como medida padrão 200 metros de altura, no entanto, se a elevação superar essa medida não deveria ser considerado um monte.

A altura bem mais baixa dos morros em relação às outras elevações tem sido determinante na hora do assentamento de muitas populações, especialmente para proteger-se das calamidades climáticas como as inundações.

Outro uso foi dado pelo campo militar por ser um bom lugar na hora de visualizar o inimigo antes de um possível ataque, justamente pela visão panorâmica que oferece. Inclusive se voltarmos na história, vamos lembrar que a maioria das fortalezas foi construída sobre os morros como consequência desta situação. Além disso, algumas construções religiosas famosas também foram erguidas sobre esses cerros.

No entanto, o morro isolado não é um cerro qualquer, é aquele que prevalece nas planícies, ou seja, é a única elevação em um território plano e isolado.

Pelas leis em geral, os morros são formados em consequência de uma falha geológica, pela erosão ou pelos movimentos das placas. E no caso especial do morro isolado sua formação se deve principalmente pela erosão, ou seja, esta é a causa que define o terreno em questão.

No que diz respeito a seu nome não é capricho nenhum dizer que existe uma motivação concreta e bastante simbólica. Os morros isolados equivalem aos cerros testigos, denominação dada para representar as testemunhas únicas e presentes de um lugar que existiu há milhares de anos atrás.

Em quase todo mundo existem cerros testigos espalhados por todas as partes, como o cerro "la Teta", situado na região norte da Colômbia; e o "Cerro Buenavista" na cidade espanhola de Madrid.

Vale mencionar que ainda existem outros nomes para esse tipo de cerro, também conhecido como Otero.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Morro Isolado