Conceito de Morfológico

MorfologicoA palavra morfológico é um adjetivo utilizado para referir-se aos elementos, fenômenos ou situações que tenham a ver com a morfologia que estuda diferentes formas. Usualmente, a morfologia é utilizada em duas áreas bem diferenciadas: na Biologia, para estudar o corpo e a forma dos vários seres vivos; e na Linguística, para estudar e analisar as palavras, seus elementos, formas e estruturas.

Então, morfológico é tudo o que se refere a qualquer destas duas áreas de estudo. Quando falamos que algo é morfológico a nível biológico, nos referimos à ciência que observa e analisa os diferentes elementos que fazem a forma particular de cada ser vivo e inclusive cada uma de suas partes. A morfologia biológica estuda, por exemplo, a forma que tem as extremidades dos seres vivos, a forma do sistema nervoso e seu circuito em algum tipo de animal, a forma das folhas de uma planta, etc. Todos estes elementos são registrados e dentro do que são considerados parâmetros normais estabelecem um determinado tipo de regras que diante de alterações são reconhecidos como diferentes.

A morfologia linguística atua da mesma maneira, mas no universo das palavras e de suas formas dentro de um texto. A morfologia, diferentemente de outros ramos da linguística não se interessa pelo significado abstrato das palavras, mas pela sua forma, pela sua estrutura que compõe uma palavra, mas também em uma oração, parágrafo e finalmente um texto. Alguns exemplos para estudar a morfologia linguística são: as alterações que têm as palavras de acordo com o gênero que fazem referência, si estão no plural ou no singular, os acentos, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Morfológico