Conceito de Morfologia

MorfologiaEm termo gerais, quando se fala de morfologia, se refere ao estudo das formas externas de algo, mais precisamente das áreas de biologia, geologia e linguística, onde o termo adquire e apresenta uma importância especial e significativa.

Dentro da biologia, a morfologia é a disciplina que trata do estudo da forma e da estrutura de um organismo ou sistema, assim como das transformações que os seres orgânicos sofrem como consequência da passagem do tempo.

Entretanto e, por sua vez, morfologia biológica é subdividida em várias disciplinas que tratam especialmente em descrever e estudar alguns dos fenômenos envolvidos na estrutura de um ser.

Assim por exemplo a morfologia descritiva trata da descrição e comparação das diferentes formas orgânicas existentes no mundo. Pelo lado da teoria, são as diferentes restrições morfológicas que ocupam sua atenção. No entanto, quando trata-se de estudar as formas orgânicas e as características em relação a sua função, a morfologia funcional é a que nos traz a maioria das respostas. E finalmente, quando o interesse é pela história da estrutura orgânica, a morfologia evolutiva é a candidata ideal.

No contexto linguístico, a morfologia é o ramo que trata do estudo da estrutura interna das palavras, para desta maneira, definir, delimitar e classificar as unidades que a compõem, ou seja, em termos gerais, é simplesmente o estudo da palavra.

Na maioria das línguas e independentemente dos procedimentos morfológicos que possuem, as palavras apresentam uma morfologia básica, em outras palavras, uma sequência de fonemas que definem o campo semântico e até o significado referencial da palavra em questão, no entanto, esta unidade básica que acrescenta outros morfemas é chamada de lexema ou raiz.

E finalmente na geologia, a morfologia trata de estudar a origem e a evolução da superfície terrestre. Por exemplo, graças a ela podemos conhecer como se originou as diversas cadeias montanhosas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Morfologia