Conceito de Morbimortalidade

MorbimortalidadeMorbimortalidade é um conceito complexo que provém da ciência médica e que combina dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade. Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população. A mortalidade, por sua vez, é a estatística sobre as mortes em uma população. Assim, ambos os subconceitos podem ser entendidos com a ideia de morbimortalidade, mais específica, significa em outras palavras, aquelas doenças causadas de morte em determinadas populações, espaços e tempos.

Da mesma forma como acontece com outros termos similares, a ideia de morbimortalidade tem uma utilidade estatística, pois oferece informação relacionada às causas de morte em uma população ou grupo de pessoas. Esta informação é utilizada por profissionais interessados e apropriados para analisar o porquê da presença dessas doenças, sua incidência final sobre a morte das pessoas analisadas, etc. Todos estes dados são os que permitem eventualmente estabelecer parâmetros sobre a eficiência de uma doença na hora de causar a morte, assim também como todos os meios possíveis para limitar ou evitar esse tipo de resultado.

A morbimortalidade é um conceito complexo que pode ser aplicado a diferentes doenças, que não se limita a um tipo de condição de saúde. Assim, é comum escutarmos, por exemplo, a morbimortalidade da cólera em populações humildes, como também a morbimortalidade da malária em populações africanas, ou da morbimortalidade da obesidade em populações como a estadunidenses. Desta forma, nos três exemplos mencionados, a ideia de morbimortalidade tem a ver com a incidência que essas três doenças podem finalmente ter sobre a morte nessas populações (por exemplo, quando se observa que de 100 pessoas mortas, 90 tinham malária, podemos dizer que a morbimortalidade causada pela malária em um tipo de população específica é muito alta, pois é de 90 por cento).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Morbimortalidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/morbimortalidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Morbimortalidade