Conceito de Morbidade

MorbidadeA morbidade é um termo de uso médico e científico que serve para indicar a quantidade de pessoas consideradas doentes ou vítimas de uma doença em determinado local e momento. Sendo assim, ela é um dado estatístico de grande importância para poder compreender a evolução e avanço, ou até mesmo o retrocesso de uma doença, bem como as razões de seu surgimento e as possíveis soluções.

A morbidade é um dado demográfico e sanitário que cumpre a função de informar a proporção de pessoas que sofrem de uma doença dentro de um espaço e tempo limitado. Isto acontece para poder analisar de melhor maneira a evolução de uma doença e suas condições particulares, pois quando demarcada, seus efeitos e fenômenos produzidos são mais fáceis de serem observados. A morbidade é utilizada especialmente pela epidemiologia, disciplina da medicina especializada na análise e estudo da evolução de diferentes epidemias em várias populações.

De acordo com os resultados obtidos através de uma pesquisa baseada na morbidade, os especialistas podem saber o poder ou o efeito que uma doença tem em uma população, ao mesmo tempo, podem ser analisadas as causas desta situação e buscar possíveis soluções para o futuro (soluções que podem ser desde vacinas ou remédios específicos até mudanças na qualidade de vida do ser humano).

Há dois tipos de taxas de morbidade utilizadas para diagnosticar diferentes situações. Uma delas é a predominância, aquela que mostra como a doença que atinge a população se mantém ao longo do tempo; enquanto que a outra é a incidência, aquela que estipula o crescimento da doença em um período limitado e específico de tempo. Esta segunda taxa tem a ver com a noção de crescimento ou aparecimento súbito de uma doença.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Morbidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/morbidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Morbidade