Conceito » Moral

Conceito de Moral




A moral é o conjunto de crenças e normas que guiam e orientam o comportamento das pessoas, individualmente ou em grupo, numa sociedade determinada, é algo como o parâmetro que estas têm para saber quando algo está mal ou bem.

Etimologicamente a palavra deriva do latín moris, cuja tradução seria a de costume, então e ainda que a maioria das pessoas utilize os termos moral e ética indistintamente e não está mau também não, moral está mais associado à ação concreta e prática, por exemplo, pode ter costumes ou morais corretas ou incorretas, como a de ceder o assento a uma pessoa maior, incapaz ou grávida num transporte público, para ilustrar mais graficamente o primeiro caso e a de não responder a um saúdo que seria o caso do costume incorreto.

A moral, como dizíamos, está estreitamente vinculada à ação, no entanto, a cada ação humana haverá uma incidência no âmbito social produzindo algum tipo de consequência que pode ser positiva ou negativa e por esta situação será que uma ação será julgada como boa ou como má, segundo corresponda, pelo resto da sociedade, por isso é que é necessário para a feliz e sã convivência de um grupo, que exista esta espécie de guia pré-estabelecida de ações boas e más para que a cada indivíduo que recém saia ao mundo saiba de que lado decidirá estar. Neste último que lhes comentava o denominamos moral objetiva, porque além de que o indivíduo as queira acatar ou não, estas normas morais existem apesar do que ele pode fazer.

Seguindo todas estas determinações que expressamos mais acima, se desprende que está em cada indivíduo eleger que caminho vai querer seguir, aquele que se ajusta ao regulamento moral do lugar em que vive ou se rebelar contra ele, porém estando atento às consequências negativas que isto supostamente terá, como a discriminação ou o isolamento que o resto da comunidade lhe causará.

Assim mesmo como a ética, a moral, já era objeto de estudo, atenção e ensino na antiguidade pelos grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates, Pitágoras e Epicuro, entre outros.

Mais uma leitura:

O termo também provêm do latim moralis e significa costumes, aquisição do modo de ser do ser humano. O ser humano realiza atos, adopta atitudes. A constância destes atos gera hábitos que se transformam em suas próprias ações. Por outro lado, a moral é o fato de conhecer que existe o bem e o mal e possuir critérios que possam ajudar a criar principios e valorizar costumes. Uma pessoa considerada com moral é capaz de diferenciar entre o bem e o mal e de escolher o melhor caminho reconhecendo a fronteira do justo e do injusto. É um conjunto de valores, normas e costumes de um determinado grupo social que serve como guia orientativa para saber atuar. A moral às vezes,costuma ser relacionada com questoões religiosas e éticas.

A moral pode ser entendida de forma objetiva ou subjetiva. A moral objetiva é a moral que pertence ao grupo social, ou seja normas e costumes que o sujeito deve acatar ainda que nãa opine o mesmo. A moral subjetiva é a moral que existem em cada um e faz com o sujeito respeite ou desrespeite as normas vigentes.

Desse modo a moral pode ter um sentido oposto, o sentido da imoralidade. O ser humano é capaz de ações positivas ou negativas de forma voluntária. Contudo, estas ações são sucetíveis de valorização pela sociedade. Desse modo a moral se relaciona também com a liberdade de ação humana na qual interfere todo o sistema de valores de cada individuo. Ou seja, a moral está totalmente vinculada a ação humana que poderá ter uma consequência positiva ou negativa dependendo da sociedade a que o individuo pertença.

Em resumo, a moral é a reunião das normas e crenças de um grupo social que orienta o comportamento das pessoas servindo de parâmetro para saber diferenciar as ações entre boas ou más. Desse modo o individuo deve escolher o caminho a seguir ajustando-se as normas do lugar em que vive e, em caso de não segui-las aceitar as consequências negativas que claramente sofrerá, como por exemplo, discriminação do grupo social ao que pertence.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)