Conceito de Montanha

MontanhaO termo montanha é utilizado para denominar formações geológicas elevadas sobre a terra como resultado de diferentes ações. Um dos elementos mais característicos das montanhas é a forma de pico que varia dependendo da antiguidade, assim como do processo erosivo a qual foi exposta. As montanhas possuem sempre maior altitude e volume do que os montes, as serras, as colinas e outras formas geológicas elevadas de menor tamanho.

Normalmente, a altura é estabelecida como uma das características mais importantes na hora de destacar se uma formação geológica elevada é uma montanha ou não. Neste sentido, a tradição estabelece que aquelas que possuem mais de 2500 metros de distância entre seu pico e sua base são consideradas montanhas. Estima-se que as montanhas se formam a partir do movimento das diferentes placas tectônicas do planeta. Este movimento faz com que o material interno da Terra se comprima e seja forçado para fora da crosta terrestre, formando massas de terra de maior altitude e elevação do que no resto da superfície. Por essa razão, as cadeias montanhosas do planeta se localizam em zonas de importante movimento tectônico.

As montanhas possuem diferentes condições climáticas em toda sua extensão. Ao possuir altura, podem alcançar diversas camadas da atmosfera em que a temperatura cai, portanto, se tornam mais sensíveis às glaciações, como também à falta de oxigênio. Estas condições, somadas ao seu território acidentado, faz das montanhas um dos espaços mais apropriados para os esportes radicais.

Entre as montanhas mais importantes do planeta devemos mencionar o Everest (em Nepal), o Kilimanjaro (na Tanzania), o Aconcagua (Argentina), o Pão de Açúcar (no Brasil), o Finsteraarhorn (Suíça), os Apalaches (na América do Norte), dentre outras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Montanha. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/montanha >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Montanha