Conceito de Monotonia

MonotoniaA monotonia se refere à rotina cotidiana, ou seja, a sensação que uma pessoa tem que todo dia é a mesma coisa ou que tudo acontece da mesma forma. Assim, a rotina causa pouca sensação de surpresa, de prazer, mostra que tudo é previsível e com isso traz a chateação. A monotonia acontece em várias áreas da vida, por exemplo, no ambiente de trabalho, fazer a mesma atividade durante muito tempo pode causar monotonia no trabalhador.

Por outro lado, a monotonia também pode afetar a vida de um casal ao sentir saudades da época de paixão. Na essência, vale lembrar que a vida é feita de rotina, mas que, além disso, pode ser vivida de forma saudável e prazerosa. Seria um caos viver sempre com a sensação de não saber o que vai acontecer no minuto seguinte. As pessoas sentem a necessidade de criar hábitos e costumes para viver bem. Mas claro que, também podem quebrar a rotina através de iniciativas concretas. Estas iniciativas podem ser novas e diferentes e assim dar uma cor nova à vida.

A rotina pode ser quebrada através de detalhes muito simples. Por exemplo, alterar a ordem da realização de uma tarefa, modificar o trajeto que faz para voltar para casa com caminhos diferentes, conhecer novos lugares em sua própria cidade, fazer passeios diferentes e observar certos detalhes que não costuma não enxergar.

Existem pessoas que se aborrecem diante da monotonia, mas que não fazem nada para sair desta situação. Sem dúvida, para quebrar a rotina é necessário estar inconformado, ter desejo de ser mais feliz, vontade de alcançar novos objetivos e trabalhar por eles.

Quebrar a rotina é importante também para o cérebro que necessita de estímulos para estar ativo. Existem áreas como a arte que são pouco rotineiras porque a criatividade se conecta com a beleza da alma humana. A vida é um presente que cada dia se renova na forma de um novo amanhecer e que abre a porta de uma jornada diferente.

Para sair da rotina você pode fazer as seguintes perguntas: Como posso sair dessa zona de conforto?, Quais áreas da minha vida gostaria de mudar?, O que posso fazer de maneira diferente? Procure ânimo para viver e ser feliz buscando o equilíbrio entre o permanente e o novo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Monotonia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/monotonia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Monotonia