Conceito de Monólogo

MonologoO monólogo é uma reflexão ou discurso, geralmente curto, que pode ser expresso em voz alta para si mesmo ou para um auditório que não intervirá, principalmente, porque quem realiza não deixará espaço para opiniões. Com Luis nunca se pode conversar, nossas conversas se reduzem a monólogos interpretados por ele.

O monólogo é um tipo de recurso utilizado pela maior parte dos gêneros literários, encontrados em contos, novelas, obras de teatro, entre outros.

Por outro lado, na Dramaturgia, o monólogo é o gênero dramático na qual um ator ou personagem reflete em voz alta expressando seus sentimentos, ideias e emoções ao público.

O monólogo pode constituir uma parte ou uma obra completa, servindo especialmente para caracterizar os personagens, situação que atribui um grande valor psicológico, além de ser uma ferramenta fundamental para referir introspecção.

No entanto, o monólogo pode consistir em uma conversa que um personagem realiza consigo mesmo ou com um ser inanimado, desprovido de razão, tais como um bicho de estimação, uma foto, uma imagem, entre outros. No monólogo, o personagem projeta suas emoções e pensamentos para fora de si mesmo.

O famoso escritor William Shakespeare se destacou especialmente por incluir muitos monólogos em suas obras, por exemplo, em Hamlet, muito destacado aquele que começa com a famosa frase: ser ou não ser, eis a questão.

E na Literatura se conhece como monólogo a técnica narrativa que consiste em reproduzir em primeira pessoa os pensamentos de um personagem e como provém de sua consciência. Esta forma narrativa se caracteriza principalmente por apresentar uma sintaxe menos desenvolvida, por exemplo, omitindo verbos, conectores, interrupções repentinas ou repetições hesitantes, entre outras opções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Monólogo