Conceito de Monografia

MonografiaO termo monografia se refere ao estudo ou investigação que uma pessoa realiza sobre um tema ou assunto em particular.

Em uma monografia pode constar várias páginas, ou seja, não há um limite, pode tratar-se de um trabalho com muito menos páginas que têm um livro ou então superar a extensão de alguns livros.

Geralmente, são os contextos educativos em que a monografia apresenta maior presença. Por exemplo, aquele trabalho especial atribuído na matéria de Biologia, como a divisão das partes do corpo humano e que exige uma maior explicação científica, o aluno efetua uma investigação para expressar posteriormente no papel, na qual será denominada como monografia.

A monografia pode ser classificada como científica quando trata de temas relacionados à ciência e que estão vinculados à ética e à filosofia, ou então em geral, quando trata de refletir qualquer tema de interesse, sendo variável seu conteúdo.

A concretização de uma monografia estabelece a necessidade da observação de uma série de passos, entre eles: o surgimento da ideia ou atribuição do tema, a busca pela informação, a apresentação do objeto de maneira concreta e sucinta, a escolha definitiva do tema e de leituras complementares, o planejamento do trabalho, o rascunho da redação e por sua vez revisado, a redação final do trabalho com seus respectivos títulos, parágrafos, quantidade de páginas, gráficos, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Monografia