Conceito de Monarquia Absoluta

Monarquia-Absoluta

Como diz o nome, a monarquia absoluta é um tipo de governo ou de organização política na qual se concentra todo o poder em uma única pessoa, de maneira absoluta, negando espaço para outras instituições independentes ou pela divisão de poderes, característica básica da democracia. A monarquia absoluta é um modo de assegurar que a pessoa que está no poder seja a única responsável de tomar as decisões. Embora existam diversas formas deste tipo de governo, inclusive na atualidade, o período de maior desenvolvimento deste governo foi no Ocidente, na segunda metade do século XVII e todo o século XVIII, especialmente na França com Luis XIV e seus sucessores.

A monarquia absoluta estabelece que apenas um monarca por vez seja o único capaz de tomar decisões e governar a região em questão. Para garantir que isto seja respeitado, a monarquia absoluta costuma utilizar a noção de direito divino, que estabelece que um rei receba o poder de Deus e não do povo. Isto significa que não há ninguém que possa questionar seu poder, pois ele está acima dos demais habitantes e, além disso, é o único representante de Deus na Terra. Especialmente esta ideia começou a entrar em crise por causa da nova abordagem filosófica do século XVIII conhecido como Ilusionismo, que terminou levando a França à famosa Revolução Francesa.

Para a monarquia absoluta não há possibilidade de que exista outro poder que não seja o rei. Assim, também se nega a ideia de divisão de poderes porque isso pode ser considerado um obstáculo para quem governa. O rei pode contar com ministros, assessores e funcionários responsáveis por realizar e executar suas decisões e medidas, no entanto, eles não têm um papel predominante, a não ser de consulta ou auxílio.

As monarquias absolutas têm sido muito comuns em toda história mundial, tanto no Oriente como no Ocidente. Desde o fim da Idade Média até fins do século XVIII, a monarquia foi a forma política preponderante na Europa e grande parte da América desde que esta foi conquistada pelos europeus. Embora o Ocidente começasse a deixar de lado esta ideia de poder absoluto, a partir da Revolução Francesa, algumas regiões do Oriente ainda se organizam desta forma.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Monarquia Absoluta