Conceito de Modus Operandi

Existem várias expressões que tem origem no latim, mas que continuam sendo usadas na atualidade. Este é o caso da expressão latina “modus operandi”. Então, o que significa este conceito? Esta expressão se refere ao modo de operar ou proceder de uma pessoa na realização de uma ação ou trabalho.

Isto é, esta expressão se refere ao como fazer determinada ação e assim explica todo o processo. Trata-se de dar as instruções precisas para realizar e terminar um trabalho.

Como fazer?

Quando um trabalhador é admitido em uma empresa é importante que o chefe informe ao empregado sobre o “modus operandi” de suas tarefas com o objetivo de esclarecer quais são suas reais obrigações cotidianas e o modo de saber realizá-las. Da mesma maneira, os professores também ensinam aos alunos o modus operandi da resolução de problemas matemáticos através de uma informação eficaz.

O modus operandi pode ser utilizado em vários contextos, por exemplo, pode ser aplicado no plano das organizações por onde existe uma hierarquia já estabelecida, como na logística, na área científica ou em qualquer área de trabalho.

Entendendo o saber-fazer ou o know how

Entretanto, a expressão modus operandi pode ser utilizada em todos os contextos que um indivíduo ensina o passo a passo de uma ação a outra pessoa. Por exemplo, um pai ou uma mãe pode ensinar seu filho a realizar algumas tarefas de casa, tais como dar instruções de como utilizar a máquina de lavar roupas, varrer a casa, entre outras.

Manifestações do conhecimento na resolução de problemas

Na atualidade, o termo saber-fazer (know how) também é utilizado no contexto profissional. Este termo mostra como, em certas ocasiões, podemos aplicar várias fórmulas para expressar a mesma ideia. Uma pessoa que conhece o modus operandi de determinada ação e que tem vasta experiência prática sabe como ninguém realizar o procedimento. Do ponto de vista profissional, o sujeito conhece o modus operandi de uma especialidade através de estudos específicos no assunto.

Nem sempre uma pessoa pode querer compartilhar com os demais o modus operandi de determinada ação. Por exemplo, dentro de um ambiente de trabalho, um profissional pode não querer revelar os detalhes de seu trabalho para não dar pista aos seus concorrentes.

Foto: iStock - Anna Bryukhanova

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Modus Operandi