Conceito de Modo

ModoO conceito de modo é muito usado em nossa língua e tem muitos sentidos com os quais é utilizado para referir as várias questões.

Um dos exemplos mais comuns da palavra modo se refere à maneira de ser ou expressar de uma pessoa.

Quando um indivíduo é muito agradável, ele quase sempre está de bom humor, mas se ele escuta falar mal de outra pessoa ou tem uma má impressão são características referentes ao modo de uma pessoa. Neste sentido, o modo é seu comportamento e conduta habitual.

Há pessoas que tem bons modos, enquanto há outras que tem modos desagradáveis de falar e se comportar. “Minha prima tem um modo insuportável”.

O termo também é muito usado para descrever a maneira de como algo é realizado. Se algo está bem feito, ou seja, bem sucedido, ele imita esse modo. Quando isso não acontece o modo é criticado e evitado para que o processo não fracasse.

Então, o modo e o sentido que abordamos é uma questão muito particular de cada um, determinada pela experiência vivida, pela educação recebida, entre outros.

Outro uso desta palavra muito usada em nosso uso coloquial é para indicar a educação que uma pessoa tem ou não na hora de se comportar, ou então, no que se refere ao tratamento com o próximo. Quando há essa cordialidade se fala de bons modos, por outro lado, quando falta a mesma se fala em maus modos.

Há pessoas que se destacam, seja por seus bons modos como por seus maus modos. Entretanto, quando o mesmo é positivo, obviamente, vai encontrar um feedback das outras pessoas, no entanto, quando este não for o caso, as pessoas tendem a se afastar devido aos maus modos que as caracterizam.

Pedir as coisas de maneira rude, falar mal são manifestações típicas de maus modos.

Na gramática, o modo é uma categoria gramatical que possui um verbo que descreve o nível de realidade ou a força que apresenta aquilo que se expressa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Modo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/modo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Modo