Conceito de Moda

Em seu significado mais amplo, a moda é um modo, uso ou costume que está em auge por um tempo determinado num lugar como um país.

No entanto, o marketing, ainda que não ostente ainda um grau de cientificidade, sem dúvidas move multidões, vai um pouco além e já o trata como o que claramente é também: um fenômeno social e por isso sustenta sobre a moda que precisamente é um fenômeno eterno, universal, concreto e em constante mudança, que implica uma imitação e que desperta o interesse de um importante número de pessoas, demonstrando que a moda para que seja moda deve interessar e seguir um bom número de sujeitos e não só a um.

Também há alguns que sustentam que a moda é uma eleição que se realiza em função do gosto pessoal que se tem, entretanto, neste caso, gostaria de propor a primeira objeção, já que sem lugar a dúvidas há modas, por exemplo, no caso da indumentária, realmente horríveis e que não lhe sentam bem a determinada pessoa e o que é ainda pior, nem sequer satisfaz seu gosto pessoal, no entanto, a utilizam por uma questão que se pôs de moda e lá vem o pior, que pode acontecer, que se não o faz, talvez termine isolada ou discriminada por alguém ou por seu próprio grupo. Esta situação é bem mais comum entre os garotos e os adolescentes, muito dependentes e ao par das coisas que se usam e as que não.

Realmente, às vezes resulta muito triste ver uma pessoa adulta por exemplo, que em nome da moda se arranja com acessórios ou se veste com roupas que não estão em conformidade com sua idade e termina por fazer o ridículo. Este creio eu é o pior custo que tem a moda.

Mais uma leitura:

Moda se refere com um forma passageira de vestir ou de agir. Determinada região ou grupo social adota uma certa tendência geralmente no que se refere ao modo de vestir, mas também pode fazer referência a algum costume como ouvir certo tipo de música, ir de férias a um mesmo local ou ainda seguir os mesmos programas na televisão como no caso dos reality shows ou como muito comum no Brasil, seguir as novelas que fazem parte do dia a dias de uma boa parte de pessoas, controlando seus horários e seus estilos de vida.

De certo modo, a moda serve de sistema de seleção das pessoas numa sociedade. as escalas mais altas da sociedade decidem o que deve se transformar em um hábito ou o que as pessoas devem comer ou vestir. As pessoas que adotam este tipo mecanismo são identificadas por ele.

Antigamente, no inicio da idéia de moda, de tendências para vestir ou agir, os que marcavam essa tendência eram as pessoas nobres e os pertencentes a realeza desde o século xiv. mais tarde a França se tornou uma referência no mundo da moda. Os franceses dominaram o mercado da moda durante todo o século XVII e marcou com seus penteados extravagantes e perucas. Os nobres seguiam os monarcas, o povo seguia os nobres( dentro de suas possibilidades) e assim surgia a moda. A partir do século XX que chegou com mais revoluções, o acesso a televisão e ao cinema tornaram mais fácil o conhecimento da moda que de certo modo é imposta ao público. Hoje em dia contiua acontecendo exatamente a mesma coisa. A moda é ditada pelas celebridades. Se uma estrela de cinema aparece com um determinado estilo certamente esse estilo será copiado por seus seguidores ou seguidoras e dessa forma surge uma nova moda.

Em resumo, a moda é um fenômeno social, já que implica a aceitação e participação de várias pessoas ao mesmo tempo, refletindo os costumes e a forma de pensar destes sujeitos pertencentes a uma determinada época da historia. Movimenta toda uma massa de pessoas e as controla no que se refere ao fenômeno de imitação, demostrando a força de alguns produtos ou pessoas capazes de conseguir um bom número de seguidores e de influenciar em suas vidas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Moda. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/moda >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Moda