Conceito » Mitologia

Conceito de Mitologia




A mitologia é a explicação dos mitos. O conjunto de mitos de uma cultura em geral forma sua mitologia. A mitologia está normalmente baseada na religião e na cultura assumida por um determinado grupo de pessoas. Existem várias mitologias, mas as mais conhecidas são as gregas, romana e escandinava. As mitologias dos povos são muito significativas para eles porque lhes pertence e tem um valor que ultrapassa as fronteiras culturais e do tempo. Estão sempre sendo contados e recontados. A mitologia de um povo determina seu comportamento social porque orienta a sociedade a praticar rituais transformado-se em um poderoso meio de socialização.

A mitologia normalmente é anônima, não se conhece o autor dessas narrações. Elas são simplesmente passadas de uma pessoa a outra, permanecendo vivas entre elas. Com o surgimento da prensa ficou garantida a permanência de cada uma das mitologias existentes. Os mistérios da vida são respondidos pelas mitologias de cada povo muitas vezes exaltando personagens, dando divinidade a outros ou poderes maligos a outros mais.

Na mitologia nordica os deuses mais conhecidos eram Odim e Thor. A mitologia alemã atribui o surgimento da humanidade a um deus chamado Tuisto. Cada religião tem seu proprio conjunto de mitos que se desenvolveu no decorrer do tempo. Como mito se refere a fatos que sim aconteceram , mas que não são possiveis de verificação, podemos falar de várias mitologias e dos elementos miticos de cada uma delas baseados na fé e na crença de seus habitantes.

Os povos que tem suas mitologias acredita verdadeiramente nelas e não gostam de ver ou ouvir referências negativas a elas , já que põe em evidência a não veracidade delas. Porque a mitologia se relaciona com a fé e a crença de cada um. Talvez por isso existam tantos e frequentes conflitos entre cristãos, judeus e islamistas.

Desse modo o termo mitologia é usado para fazer referência a histórias, sejam verdadeiras ou não, que revelam verdades fundamentais necessárias para a comprensão da natureza humana. Também se refere a expressão das crenças e da forma de ver a vida de uma determinada cultura ou religião dentro de um determinado grupo social.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)