Conceito de Mistura

MisturaA mistura é conhecida como a combinação de duas ou mais substâncias, sem que se produza como consequência desta uma reação química e as substâncias participantes dessa mistura conservam suas propriedades e identidade.

No entanto, o que pode ser diferente são as propriedades químicas dos diferentes componentes e, geralmente, conforme o caso e a necessidade, elas podem ser separadas, quer dizer, isolar seus componentes através de diversos procedimentos mecânicos.

Um exemplo comum de mistura é da areia com limas de ferro, que à primeira vista, é fácil de comprovar que ambas seguem mantendo suas propriedades.

Existem dois tipos de misturas, as misturas homogêneas e as heterogêneas.

As homogêneas são as que se produzem quando são unidas duas ou mais substâncias puras em proporção variável, as quais mantêm suas propriedades originais e podem ser separadas através de procedimentos físicos ou mecânicos. Nas homogêneas seus componentes não podem ser vistos a olho nu, nem sequer com um microscópio eletrônico, pois em qualquer de suas partes a mistura apresenta a mesma composição. São conhecidas como dissoluções, uma vez produzida a mistura, onde se encontra o soluto em uma proporção menor que o solvente.

Entre as homogêneas são reconhecidas cinco misturas básicas: sólido-sólido, líquido-sólido, líquido-líquido, gás-líquido e gás-gás.

No entanto e contrariando as anteriores, as misturas heterogêneas são as que apresentam uma composição não uniforme, ou seja, estão formadas por duas ou mais fases fisicamente diferentes e dispostas de maneira absolutamente desigual. No que se coincide com as anteriores é cada uma das partes de uma composição heterogênea que pode ser separada uma das outras através de procedimentos mecânicos. A madeira, o granito, o óleo e a água, entre outras, são exemplos de misturas heterogêneas.

Por outro lado, o termo mistura, além da questão explicada anteriormente, se refere a qualquer tipo de alteração em ordem tradicional ou de combinações totalmente diferentes entres si, como exemplo disso podemos mencionar os grupos musicais que certamente afirmam ser o produto de duas ou mais correntes musicais como o rock e o jazz, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Mistura