Conceito de Missão

Em termos gerais, quando se emprega o termo missão a proposta será a de dar uma ideia que a ação de enviar algo a alguém está acontecendo. No entanto o objeto dessa ação pode ser uma ordem ou encargo ou pode se tratar do ato cometido ou dever moral de uma pessoa, uma coletividade ou que se leve a cabo porque esta pode reportar importantíssimos benefícios a uma comunidade ou sociedade, por exemplo.

Os sujeitos dessas missões podem estar a cargo dos governos, da Igreja, de algum organismo como bem mencionamos mais acima, de um diplomata ou agente especial, a quem um superior encomenda que leve a cabo tal ou qual ação, entre outros e então a esse poder que se lhe confere a alguém também se concede como missão. Os seres humanos podem se encontrar com três tipos de missões, as quais ostentam objetivos e intenções bem diferentes: missão espacial, missão religiosa e missão empresarial.

Chamam-se missões religiosas àqueles assentamentos ou colônias estabelecidos, organizados e dirigidos por missionários cujo principal objetivo é o de evangelizar os territórios inóspitos nos quais se estabelecem e nos quais até a chegada deles nada se sabia sobre a palavra de Deus. No entanto, a ajuda humanitária e a alfabetização costumam ser os dois objetivos a que se propõem estas organizações depois de dar a conhecer a palavra sagrada. Um dos máximos referenciais de missões que encontramos, se mergulharmos na história, é a Missão que os Jesuítas estabeleceram na América do Sul, mais precisamente nos países de Argentina, Paraguai, Bolívia, Brasil e Uruguai, seguida pela atividade similar que a ordem dos franciscanos levou a cabo na Califórnia do Sul e Califórnia do Norte.

Por outro lado, a missão empresarial resulta ser a razão de ser da empresa em questão, isto é, a atividade fundamental que a motiva, o produto que oferece e os clientes aos quais orienta a sua atividade. E por último, a missão espacial se refere ao vôo particular, próprio e com os objetivos propostos para que uma nave realize suas atividades no espaço.

Mais uma leitura:

Dar a alguém uma orden para um determinado serviço, uma encomenda ou simplesmente um objetivo moral pode definir uma missão na vida de alguém. O dicionário define a palavra como um encargo, uma incumbência ou desempenho de um dever. Esse dever pode ser físico ou moral. A palavra vem do latim e se refere basicamente ao ato de enviar. No entanto, o termo é um pouco mais abrangente. Uma missão pode ser a obrigação de desempenhar uma tarefa, o trabalho de um agente especial com fins específicos ou ainda um local onde atuam os missionários normalmente de âmbito religioso. Neste último caso podemos citar as conhecidas missões jesuitas que figuram na historia do Brasil durante a época da ocupação do território brasileiro pelos invasores portugueses.

Hoje em dia as missões de caráter religioso tem o objetivo não só de evangelizar mas também de ajudar com ações humanitárias normalmente em lugares onde a palavra de Deus não é conhecida e onde se faz necessária toda ajuda possível em temas básicos como alfabetização e proteção da saúde.

No Brasil existem várias missões reliosas desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. A palavra missão se relaciona muitas vezes com o mundo do cinema, representando atuações de pessoas preparadas especialmente para determinado objetivo, algumas de caracter fantástico tipo as do conhecido agente britânico 007 ou outras mais futuristas como nos filmes protagonizados por Tom Cruise, Missão impossível. Saindo desse âmbito fantástico uma missão no âmbito empresarial se refere ao objetivo de uma empresa. A missão de uma empresa é o que orienta o planejamento do trabalho realizado por ela e o que motiva a execução destes trabalhos.

Ao observar a missão de uma empresa se deseja encontrar um detalhe de toda atividade desenvolvida, uma definição dos produtos gerados e o que a empresa pode oferecer aos seus possíveis clientes.Em resumo, uma missão é uma ação que tem por caracter´stiica a execução de uma ordem ou encargo. Podemos encontrar básicamente tres tipos de missões: as de caráter religioso, de carater pessoal e as de caráter empresarial.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Missão