Conceito de Minuciosidade

MinuciosidadeA minuciosidade mostra a atitude de atenção ao detalhe por parte da pessoa que realiza uma tarefa complexa e difícil, assim como por colocar maior cuidado nos passos que executa.

A minuciosidade mostra a excelência da busca pela perfeição com o desejo de que o desempenho de uma tarefa ocorra da melhor maneira possível.

Quando uma pessoa realiza um trabalho deste modo ela investe mais tempo no mesmo, ou seja, as tarefas minuciosas são aquelas que exigem uma dedicação temporal notável. Ao ser uma tarefa que envolve investimento no tempo é indispensável ter paciência e aprender a esperar para ver os frutos deste resultado final.

Tarefas de máxima atenção

A seguir vamos dar alguns exemplos de tarefas que uma pessoa pode realizar de forma minuciosa: o professor pode corrigir com máxima concentração as provas dos alunos; um aluno universitário que realiza sua tese doutoral; o cozinheiro que prepara o cardápio do dia buscando a melhor qualidade não só no preparo do prato, mas também na apresentação do mesmo; a pessoa que realiza a faxina geral da casa; o orador que vai realizar uma exposição em público e dedica seu tempo exclusivamente para preparar o discurso buscando fontes de qualidade sobre o tema que vai discursar.

Esta atitude reflete a importância de dar atenção inclusive aos detalhes mais simples de uma tarefa, aqueles detalhes que passam por despercebidos em algum momento quando uma pessoa realiza um trabalho com pouco tempo disponível.

A busca pela perfeição

Portanto para realizar uma gestão de forma precisa é importante ter uma atitude minuciosa, mas também contar com certas condições externas que facilitam essa concentração que necessita o sujeito para realizar uma tarefa buscando a excelência.

Tudo isso soma qualidade ao resultado final desta ação trazendo perfeição à tarefa. A partir deste ponto de vista, esta busca pela eficiência profissional é muito valorizada no contexto do trabalho atual por ser sintoma de um desempenho marcado pela motivação e pela exigência.

Foto: iStock - Wavebreakmedia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Minuciosidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/minuciosidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Minuciosidade