Conceito de Mineral

MineralO mineral é uma substância natural que se diferencia das demais por sua origem inorgânica, sua homogeneidade, composição química pré-estabelecida e que habitualmente apresenta uma estrutura cristalina. Entre suas principais funções estão a de ser um componente decisivo e fundamental para a conservação e a saúde dos seres vivos, pois sua presença é determinante para a atividade das diferentes células.

Mas além da conservação e contribuição realizada para que as células se mantenham ativas, os minerais têm uma segunda razão de não ser tão importante como a de contribuir à vida, mas de vital importância para que a indústria siga viva e durável em todos os países que integram o planeta, pois são amplamente utilizados na fabricação de produtos que nos rodeiam e que constituem uma parte fundamental em nossa vida cotidiana: desde ferramentas como o computador até refinadas joias e sofisticadas estruturas como os edifícios.

No entanto, por esta razão, ao ser produtos de primeira necessidade para o funcionamento e desenvolvimento da indústria, é que sua existência é um dos principais recursos naturais que um país pode contar para fortalecer sua economia e ampliar sua riqueza.

Entretanto, não podemos esquecer que os minerais são recursos naturais não renováveis e, portanto, sua extração deve ser medida, uma vez que ao extrair determinada quantidade de mineral, ele não voltará a regenerar-se. Por isso, é mais que necessário que os governos de cada país legislem a extração mineral e coloquem limites às empresas extratoras, com o fim de não sobre-explorar as áreas com presença de minerais.

Na antiguidade eram classificados primeiro de acordo com seu aspecto físico, depois outra corrente começou a classificar de acordo com sua composição química e que em nossos tempos se tornou um critério mais elaborado, que atende tanto sua estrutura cristalina como seus componentes químicos.

Não podemos esquecer que a presença dos minerais contribui com o equilíbrio vital do planeta, e além do industrial, são também uma grande fonte vital para nosso corpo. Junto com as vitaminas e as proteínas, os minerais como o iodo, cálcio, magnésio, potássio, fósforo ou zinco são essenciais para nosso bem-estar corporal e de saúde.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Mineral. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/mineral >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Mineral