Conceito de Migrante

MigranteDenomina-se migrante a um indivíduo que se locomove de uma área geográfica para outra, situação que envolve uma mudança de hábitos e um processo de readaptação às novas circunstâncias. Este termo também pode ser aplicado ao membro de uma espécie animal que muda de habitat. No primeiro caso, no que diz respeito à realidade humana, a ciência responsável por seu estudo se chama demografia. No segundo caso, em relação ao comportamento das espécies animais, a ciência estudada se chama ecologia.

Embora existam migrações desde a aparição do ser humano na Terra, é possível falar dos processos de crescimento migratório quando se associam aos principais acontecimentos da história da humanidade. Aproximadamente há nove mil anos, durante a revolução neolítica que constituiu a desenvolvimento da agricultura, ocorreram grandes deslocamentos na África, Ásia, Europa e América. A formação dos grandes impérios da antiguidade ocasionou a formação de colônias com grande fluxo humano. Os conflitos entre feudos durante o regime feudal acarretou uma migração voltada para guerra. Os processos de colonização realizados durante a era moderna (como, por exemplo, a América do Norte) também foram mobilizadores de grandes massas humanas. A revolução industrial transferiu a população das áreas rurais para as áreas urbanas, e a grande migração europeia na primeira metade do século XX levou muitos europeus pobres a países da América.

Atualmente, vive-se um novo processo migratório de grande escala que começou no início do século XX e que consiste na existência de um grande número de migrantes que deixaram os países periféricos e se mudaram para os países centrais. Este fenômeno tem preocupado as autoridades dos países afetados, pois muitos deles pertencem a União Europeia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Migrante