Conceito de Migração

MigracaoDenomina-se migração ao processo mediante em que um indivíduo se desloca de uma zona geográfica para outra. Isto pode responder a infinidade de motivos, ainda que os mais frequentes sejam os econômicos e sociais. A sua vez, a migração implica uma série de consequências, entre elas, é claro, as de caráter econômico e social. Isto tem significado que muitos governos do mundo se preocupem para evitar as consequências negativas deste fenômeno e se aproveitar em seu favor.

As migrações têm-se corroborado desde os primórdios da humanidade e têm sido parte de processos históricos por demais relevantes. Efetivamente, desde as culturas antigas, onde as guerras de conquistas traziam a formação de colônias, passando pela colonização de América, até a atual migração para países do primeiro mundo, sempre têm existido estes grandes fluxos associados a importantes processos históricos.

Os atuais processos migratórios guardam estreito vínculo com a Revolução Industrial. Efetivamente, esta introduziu mudanças técnicas que possibilitaram o fato de se transladar por grandes distâncias num período curto de tempo. Assim mesmo, provocou que a maquinária substitua considerável mão de obra, fazendo que grandes massas humanas se deslocassem em procura de um âmbito para trabalhar e viver. Um exemplo disto último oferece a imigração européia de princípio do século XX para América, imigração realizada principalmente por europeus pobres.

A atualidade também vive processos imigratórios patentes, visíveis nos meios de comunicação. O mais notável constitui-o a afluência de indivíduos do terceiro mundo para os países centrais, situação que tem gerado preocupação em alguns governos. Não obstante, é um fenômeno difícil de deter e do que mais lhes vale saber é como utilizar em favor próprio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Migração