Conceito de Microscópio

MicroscopioO microscópio é um instrumento projetado especialmente para poder apreciar elementos muito pequenos e que, obviamente, são praticamente imperceptíveis para a visão humana.

O tipo mais comum de microscópio criado foi o óptico, que consiste em uma ou mais lentes e permitem obter uma imagem ampliada do objeto e que funciona graças à refração. Alguns outros tipos de microscópio são: simples, composto, comum, de fluorescência, luz ultravioleta, campo escuro, contraste de fase, polarização, fotônico, eletrônico de transmissão, eletrônico de varrimento.

Mas, em geral, qualquer microscópio é composto dos seguintes componentes: uma fonte (como um feixe de elétrons), uma amostra (sobre a qual atua esta fonte), um receptor (encarregado de receber a informação fornecida através fonte e da amostra) e um processador de informação (quase sempre um computador).

No que diz respeito as suas origens e criação, ocorre da mesma forma como já aconteceu com outras grandes invenções que muitos especialistas atribuíram. De acordo com os italianos, foi Galileu no início do século XVII, e segundo os holandeses, Zacharias Janssen, que usou pela primeira vez o termo microscópio, mas parece que são os italianos que estão com a razão. A partir disso, segue a história do microscópio com uma série de avanços, tanto na sua utilização como na sua confecção.

No entanto, a ciência encarregada de estudar e investigar todos os elementos minúsculos se chama microscopia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Microscópio