Conceito de Microempresa

MicroempresaÉ conhecida como microempresa aquela empresa de tamanho pequeno. Entretanto pode ter variantes de país a país, uma microempresa conta com um máximo de dez empregados e um faturamento dimensionado, outro traço característico e que pode diferenciar com respeito às empresas maiores, é que na microempresa, quase sempre, o próprio dono trabalha nela. Isto é, uma microempresa tem uma incidência bastante dimensionada no mercado no qual se desempenha, não vende grandes volumes, nem precisa de uma grande quantidade de capital para funcionar.

Mas, isto do tamanho dimensionado e da pouca incidência em volume de dinheiro não significa que a microempresa não seja importante na vida econômica de qualquer país, pelo contrário, a mesma, ostenta uma determinante importância no desenvolvimento da economia de uma Nação.

Além disso, as microempresas resultam ser de grande ajuda para aqueles setores mais vulneráveis de um país, já que quase sempre oferecem oportunidades trabalhistas para as donas de casas ou os desempregados, por exemplo.

Muitas vezes a microempresa resulta ser o primeiro passo de um empreendedor na hora de organizar um projeto e levá-lo adiante. Uma vez que o empreendedor formaliza o projeto e a empresa já é um fato concreto, conta com a possibilidade de aceder a créditos que lhe permitirão comprar maquinários, saldar algumas despesas extras para gerar mais trabalho e produção de sua empresa, além de poder dispor de obras sociais e contar com contribuintes aposentados.

As microempresas são conhecidas popularmente como Pymes, cuja abreviatura significa Pequenas e Médias Empresas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Microempresa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/microempresa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Microempresa