Conceito de México

MexicoO México ou Estados Unidos Mexicanos, como figura oficialmente, é um país que pertence ao continente americano, mais precisamente situado na parte meridional da América do Norte e que está composto por 32 estados federativos e que apresentam congresso e constituição própria. A Cidade do México, também conhecida como DF (Distrito Federal) é a capital do país e região onde residem os poderes da Nação, apesar desta situação não depende nem pertence a nenhum estado, a não ser da Federação em sua totalidade.

Em relação à geografia, o México possui uma superfície territorial de 2 milhões de quilômetros quadrados, fato que o leva a ocupar o posto de número 14 no ranking dos países de maior superfície e que permite abrigar uma imensa população que hoje chega a 106,7 milhões de habitantes, sendo a mais importante dos países de língua espanhola. No entanto, o território limita o norte com os Estados Unidos, o leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe, o oeste com o Oceano Pacífico e o sudeste com Belize e Guatemala.

Sua extensa zona costeira, sobretudo do lado leste, se tornou popular para destinos turísticos com suas paradisíacas cidades como Praia de Carmem, Cancun e Tulum. Como toda zona do Caribe, suas águas turquesa, o sol radiante e suas areias macias e suaves revelam um lugar encantador e quase sonhado.

Conforme sua constituição promulgada no ano de 1917, a forma de governo do país é uma República Democrática, Representativa e Federal, e como toda república goza da divisão de poderes: o executivo que recai sobre a pessoa escolhida nas eleições, o legislativo no Congresso e o judicial no Supremo Tribunal de Justiça.

Desde sua consideração como país livre e independente, o México tem sido protagonista em suas relações tanto com os países do Centro como do Sul das Américas, como por exemplo, a assinatura do acordo de complementação com o bloco do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), e também com seus vizinhos Estados Unidos e Canadá, onde justamente com eles faz parte da NAFTA, de cooperação internacional. Assim mesmo, sua fronteira com os Estados Unidos tem sido um obstáculo permanente, que levou o país anglo-saxão a delimitar zonas de bloqueio para evitar a imigração ilegal. A fronteira mais conhecida se chama Tijuana, onde muros foram levantados pelas forças armadas norte- americanas, que era por onde milhares de mexicanos tentavam atravessar ilegalmente as fronteiras entre ambos os países. Mais de 30 mil cidadãos mexicanos perderam a vida tentando cruzar os muros da fronteira, escapando do controle da policia dos Estados Unidos.

A história do México se remonta aproximadamente há 30 mil anos atrás, quando o seu território foi povoado por culturas mesoamericanas agrícolas, nômades da aridoamérica e os oasisamericanos; já mais próximo de nossos tempos, no século XIV, foi berço e cenário do desenvolvimento e crescimento de uma das civilizações mais admiradas e avançadas do período pré-colombiano: a civilização azteca.

Embora durante boa parte de sua história, a agricultura fosse uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país, foi durante o século XX, que a exploração do petróleo e ultimamente o desenvolvimento da indústria contribuíram por diversificar a economia do país.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados México