Conceito de Metro

metroDe acordo com o uso e o contexto no qual se utilize, o termo Metro ostenta várias referências. O mais difundido diz que metro é a unidade principal de longitude do Sistema Internacional de Unidades. Segundo o que nos diz o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, a grande especialista ao respeito, um metro é a distância que percorre a luz no vazio durante um intervalo de 1/299.792.458 de segundo. Originariamente esta unidade de longitude foi criada a instâncias da Academia de Ciências Francesa no ano 1791 e definida oportunamente como a décima milionésima parte da distância que separa o pólo da linha correspondente ao Equador terrestre.

Por outra parte, também com a palavra metro, se designa ao instrumento de medida que tem marcado a longitude desta unidade e de seus divisores. Também conhecida como fita métrica, o metro, se usa na medida de distâncias e se constrói seja numa delgada lâmina de aço de cromo, de alumínio, ou, as mais modernas, mediante um tramado de fibras de carbono unidas através de um polímero de teflón. Os metros mais usados são aqueles de 5, 10, 15, 20, 25, 30, 50 e 100 metros.

Aos metros de 50 e 100 metros conhecemos também como de agrimensor e se fazem unicamente de aço, já que a força que se emprega para tensionar é tal, que caso contrário, se estivessem fabricadas com um material menos resistente ao aço, poderia produzir a extensão das mesmas, um efeito prejudicial à hora de conseguir o objetivo que é a exatidão na medida. Além disso, encontram-se marcadas com rebites de cobre ou bronze fixos à fita a cada 2 dm, no entanto e pelo contrário, as mais pequenas, estão centimetradas e milimetradas com as marcas e números pintados ou gravados sobre a superfície da fita. Ademais, a palavra Metro resulta ser a apócope do termo de caminho de ferro e subterrâneo e portanto, é popularmente usada para referir a estes meios de transporte tão populares na maioria das grandes cidades do mundo.

Então, chama-se metro aos sistemas ferroviários de transporte em massa de passageiros que operam nas grandes cidades para unir diversas zonas de seu território municipal e também de seus arredores mais próximos. Este tipo de transporte caracteriza-se principalmente pela grande quantidade de passageiros que permite transportar e pela grande frequência de horários com os que contam para que as pessoas a qualquer hora possam se deslocar sem inconvenientes as suas casas, trabalhos ou centros de estudos, entre outros lugares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Metro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/metro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Metro