Conceito de Metodologia

A metodologia é um conjunto de métodos pelos quais se rege uma investigação científica, por exemplo, para esclarecer ou explicar melhor um conceito, o método é o procedimento indicado que determina a realização de determinados objetivos.

Então, a metodologia faz previamente o estudo dos métodos para determinar qual é o mais adequado para aplicar ou sistematizar em uma investigação ou trabalho.

O trabalho de um metodologista está baseado na busca de melhores estratégias para enriquecer o conhecimento em alguns casos, ou então para encontrar as melhores soluções de um problema, entre outros.

Por outro lado, não existe uma única metodologia na hora de pesquisar, isso depende em boa parte da hipótese de que a ciência tem como base um pesquisador

Desta forma, encontramos uma grande quantidade de métodos que embora não seja uma prioridade absoluta no caminho da verdade, permite uma aproximação e obviamente a escolha entre um e outro depende do pesquisador em questão.

Entre os mais tradicionais podemos citar o método histórico. É aquele que estuda os objetos em suas diferentes etapas, seu nascimento, desenvolvimento e evolução

Em seguida podemos destacar: o método sistemático, aquele que parte da análise dos componentes e das relações entre si para aprofundar o conhecimento; o método fenomenológico, que prima pelo coletivo; o empírico-analítico, de todos o que mais teve adeptos e seguidores, caracterizou-se pela distinção de cada um dos elementos do fenômeno primeiro e em seguida soube analisá-los cuidadosamente cada um por separado.

Imagem: iStock. lightgirl

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Metodologia