Conceito de Método empírico-analítico

Metodo-empirico-analiticoA investigação científica é um pilar essencial para o desenvolvimento do conhecimento que permite realizar novas descobertas. O método empírico-analítico é um método de observação utilizado para aprofundar o estudo desses fenômenos, podendo estabelecer leis através da conexão existente entre causa e efeito em um determinado contexto. A análise estatística é também muito utilizada no ramo das ciências sociais. Durante muitos séculos, a Filosofia foi considerada a primeira sabedoria, ou seja, a ciência mais importante. Um dos filósofos mais ilustres da Grécia Antiga, Aristóteles, explicou o valor da experiência prática para o conhecimento da realidade.

A partir da observação da experiência, é possível estabelecer deduções ao analisar os dados coletados através da observação. O método empírico-analítico aborda a realidade dos fatos que são observáveis, estimáveis e mensuráveis. É um método que contrasta suas hipóteses de forma rigorosa através da demonstração científica que determina se esta hipótese é verdadeira ou falsa. Para comprovar ou rebater essa suposição são realizados diferentes experimentos.

Entretanto, é conveniente precisar que se trata de uma forma de conhecimento científico que está em constante incorporação de novos dados. As pesquisas recentes se apoiam nas verdades alcançadas previamente, onde a história do saber pôde contribuir com a realização de diversos autores.

O processo realizado pelo método empírico-analítico é em primeiro lugar a definição de um problema.

Posteriormente estabelece uma hipótese de trabalho que serve de base para investigação. Através de diferentes experimentos são analisados os resultados e colocados em conexão com esta hipótese. O método empírico-analítico é valorizado por seu rigor e por sua objetividade de maneira que é baseado em dados a ser contrastados.

No entanto, o método empírico-analítico não pode ser aplicado a qualquer objeto de estudo porque também tem limites. Por exemplo, não é possível aplicar este critério de certeza ao estudo de temas tão humanos como a existência da alma, de Deus e da vida após a morte. Enfim, existem certas realidades que não são observáveis, por exemplo, o amor não poder ser medido como uma equação matemática; e o universo interior de um ser humano (a ilusão, a esperança, o carinho, etc.) também não pode ser descrito como uma equação científica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Método empírico-analítico