Conceito de Método dedutivo

Metodo-dedutivoNa lógica, a dedução é o argumento em que uma conclusão é inferida, ou então, a partir das premissas propostas. No entanto, o método dedutivo é o tipo de argumentação que parte de um todo, de uma premissa geral para o particular, ou seja, é a dedução de algo que vai do geral para conclusões particulares.

Vale destacar, que o método dedutivo é considerado válido sempre que uma conclusão derive de uma premissa, por exemplo: todos os homens têm sentimentos, João é um homem, portanto, João tem sentimentos.

Pode acontecer que a premissa não seja verdadeira, embora a forma de argumento continue sendo válida. Uma característica diferencial do método dedutivo válido é que sua conclusão vai trazer algo inédito e independente sobre as questões identificadas oportunamente na premissa.

A verdade da conclusão em um método dedutivo está condicionada à correção de argumento proposto e à verdade de sua premissa. Neste tipo de método o valor da verdade recai cem por cento sobre suas premissas.

Ao contrário do método dedutivo está o método indutivo, que parte do particular para o geral. A partir das premissas particulares, que resultam da observação de um fenômeno, o método indutivo chega a uma conclusão de características gerais. Neste tipo de método a conclusão ultrapassa as premissas propostas.

O método indutivo é empregado constantemente em nossa vida cotidiana, por isso, devemos reconhecer seus limites e por não apresentar uma prova real, sua forma é incompleta, uma vez que a conclusão não é mais do que uma suposição. Entretanto, quanto mais completa a informação mais aumentam as chances de exatidão.

Estes métodos foram empregados na Antiguidade pelos principais filósofos renomados e destacados da época.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Método dedutivo