Conceito de Metástase

MetastaseO termo metástase se refere à propagação de um câncer ou tumor para qualquer lugar diferente de sua origem. Vale destacar que essa situação pode ocorrer com qualquer tipo de câncer.

Este fenômeno ocorre quando as células malignas de um tumor se desprendem e percorrem a outras partes do corpo através do sistema circulatório ou do sistema linfático, até chegar a um novo local por onde crescem e originam novos tumores. O fígado, os pulmões, os ossos e o cérebro são os locais que ocorrem com maior frequência uma metástase. Geralmente os tumores que acompanham a metástase são aqueles que possuem as células mais agressivas.

Diferentes cenários

Cada tipo de tumor tem uma localização característica para a metástase que depende de fatores como sua drenagem linfática e o fluxo circulatório. No caso do câncer de mama é comum o surgimento de uma metástase nos gânglios linfáticos localizados na axila. Quando se encontram em um estágio mais avançado, a metástase aparece também nos ossos mais próximos como nas vértebras da coluna cervical e dorsal, assim como nas costelas.

O câncer de próstata costuma dar metástase nos ossos da coluna lombar. Os tumores abdominais como pâncreas, cólon e estômago tendem a dar metástase no fígado e no pulmão. Um único câncer pode dar origem a uma metástase em diversos lugares, por exemplo, o câncer de pulmão pode desenvolver uma metástase no outro pulmão, no fígado, nos ossos, nas glândulas suprarrenais e no cérebro.

Chegando a um diagnóstico

Em certas ocasiões, o diagnóstico de alguns tumores é realizado através dos sintomas ocasionados pela metástase e não pelo tumor primário. Também é possível a existência de uma metástase sem que seja percebido nenhum sintoma, por isso é necessário realizar com frequência exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética para poder identificá-la mesmo que não haja indícios de sua presença.

Uma vez diagnosticado um câncer, é necessário realizar uma série de exames com o objetivo de determinar a existência ou não de metástase, pois sua presença indica em que grau ou estágio se encontra a doença, assim como qual será seu tratamento.

No caso dos tumores localizados sem metástase, a melhor opção na maioria das vezes é a realização de uma cirurgia que tem como finalidade eliminar a estrutura afetada e assim curar a doença. Quando se detecta a presença de metástase é necessária a aplicação de tratamentos como quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou até mesmo uma combinação de todas estas antes da realização da cirurgia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Metástase