Conceito de Metabolismo

O conjunto de reaçõea bioquímicas e processos físicos que ocorrem no organismo ou numa célula se chama metabolismo. Apesar de que o metabolismo se produz nas células, a força do sistema metabólico está no fígado e na glândula chamada tiroides. A tiroide produz hormônios que regulam o ritmo do nosso organismo e o fígado sintetiza as proteinas importantes como por exemplo a albumina. É o figado que produz a sintese de substâncias digeridas pelo estômago.

É através desse processo que os organismos conseguem ativar ou desativar as substâncias que absorve. O organismo durante o processo de metabolismo emana uma quantidade determinada de energia que é variável. Essa quantidade mínima é a que o organismo precisa simplesmente por ser um organismo vivo, é o que se determina metabolismo de base. O processo da metabolização é realizado nos seres humanos com enzimas. É o metabolismo do organismo que decide se as substâncias ingeridas serão nutritivas ou não para seu funcionamento, ou ainda se podem reagir de forma tóxica.

O processo do metabolismo se ativa normalmente depois da digestão e a base desse processo é a transformação das substâncias alimenticias que são absorvidas. O metebolismo apresenta dois componentes, um que se refere a criação das substâncias chamado anabolismo e outro relacionado a destruição de substâncias chamado catabolismo.

As substâncias indispensáveis para o organismo precisam ser renovadas continuamente e é o processo anabólico que realiza a sintese na qual se elaboram tais subustâncias.

No catabolismo existe a transformação das substâncias ingeridas em energia a través do fracionamento de outras substâncias.

O metabolismo humano é diferente para cada um e é suscetivel a contantes mudanças e mutações. Cada pessoa tem o seu proprio com suas particularidades que vem inscritas nos gens de cada um. A prática de exercício fisico pode aumentar o funcionamento do metabolismo, por outro lado o sono faz com que ela diminua. A idade é outro fator que influencia no funcionamento do metabolismo. Quanto maios jovem, maior atividade metabólica.

Resumindo metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo com a função de produzir ou de mudar as moléculas do nosso corpo. O metabolismo se apresente no estado anabólico ou catabólico, ou seja, formação e transformação de substâncias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Metabolismo