Conceito de Meta

MetaA meta em sua acepção mais conhecida e utilizada serve para que qualquer pessoa a utilize para denominar a finalidade ou o objetivo traçado a cumprir nesta vida; por exemplo, um estudante de direito tem como meta a de tornar-se advogado, ou no caso de empresas, órgãos públicos e governos, as metas são as conquistas envolvidas com um tema em particular que propõe parte integrante de seu trabalho e responsabilidade no dia a dia.

Assim, por exemplo, é muito comum escutar que a imprensa comente que o governo está cumprindo a primeira etapa das metas de seu plano de governo, quando se informa que a desocupação conseguiu baixar de 20% a 10% em um determinado período.

No caso das empresas há uma relação bastante próxima no caso dos governos, pois as instituições empresariais também planejam etapas a médio e longo prazo para a manutenção da rentabilidade de seu negócio. A meta de uma empresa que comercializa móveis de escritório é a de vender e atingir a maior quantidade possível do que o mês anterior, tomando como medida a superar. Esta meta se associa com o menor investimento possível e uma maior renda sobre essas vendas, para permitir o crescimento da empresa como órgão e bem-estar trabalhista e financeiro de seus trabalhadores.

Mas também há outra concepção, como para indicar o final de uma prova esportiva. Por exemplo, nas populares e famosas corridas de Fórmula 1, a bandeira quadriculada é usada para indicar que os carros terminaram a prova.

Por outro lado, na prática moderna da medicina é bem frequente a utilização das chamadas "metas terapêuticas", em especial quando os pacientes são estratificados em função do risco. Um bom exemplo constitui o tratamento das pessoas com colesterol elevado. Enquanto que um indivíduo com antecedentes cardíacos graves, como um infarto ou um acidente cerebrovascular, se propõe alcançar níveis muito baixos de colesterol, a "meta" em um sujeito de menor risco será menos exigente.

Assim, dividindo os pacientes de forma personalizada em termos da possibilidade de complicações, permite aos profissionais da saúde efetuar uma classificação de metas ou objetivos. Idêntico conceito vale para a crescente tarefa da medicina paliativa, na qual é impossível a cura de um paciente com uma doença muito grave ou terminal, mas que se planeja como "meta" a redução da dor e de outros sofrimentos que perturbem a qualidade de vida do paciente em questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Meta. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/meta >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Meta