Conceito de Menu Iniciar

Menu-IniciarO menu iniciar é de extrema importância no Windows, o mesmo é utilizado inconscientemente, na hora de trabalhar, para buscar um programa, etc. Sua falta foi sentida quando a Microsoft o excluiu do Windows 8. Felizmente o erro foi percebido e voltaram a restaurá-lo.

Todos os usuários de computador conhecem o menu iniciar. É um botão que fica à esquerda na parte baixa da tela e que após um clique apresenta todos os programas instalados do computador. A organização destes programas permite ao usuário colocar os programas que mais usa ou menos no lugar adequado para a conveniência da pessoa.

Sua origem surgiu da necessidade de agrupar programas característicos similares em submenus para que sejam localizados facilmente pelo usuário. A princípio era usado como administrador de programas em sistemas tipo MS DOS (Microsoft Disc Operating System) e Windows 3. O menu iniciar é parecido com o menu da Apple, mas essa é outra história. Foi apresentado pela primeira vez dentro do sistema operacional Windows 95.

Qualquer menu iniciar clássico do Windows permite a visualização rápida de tudo que há no computador. É uma forma de fácil acesso a todo conteúdo do computador. Este menu possibilita:

- iniciar programas

- abrir pastas que se usam habitualmente

- procurar pastas, arquivos e programas

- ajustar a configuração do equipamento

- obter ajuda para poder usar o sistema operacional Windows

- apagar o equipamento

- fechar sessão do Windows ou trocar de usuário

É por esses motivos citados acima que o menu iniciar é a base de funcionamento de um sistema operacional, pois permite a visualização de todos os programas do computador. Com o antigo administrador, os programas eram organizados alfabeticamente. Caso houvesse muitos programas instalados, a única maneira de visualização era procurando na lista. Por sorte, se soubesse o nome do programa era possível escrevê-lo para poder ter acesso. Agora se não fosse conhecido, o programa deveria ser procurado pelo nome a partir de uma determinada lista. Dentro da área de trabalho que há documentos para abrir, editar e fechar continuamente, uma configuração adequada do menu iniciar permite ao usuário trabalhar com eficiência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Menu Iniciar