Conceito de Menstruação

MenstruacaoA menstruação é um sangramento apresentado periodicamente na mulher a partir do momento de seu desenvolvimento entre os 8 e 12 anos e que tem sua finalização dessa atividade hormonal durante a menopausa entre os 50 e 52 anos de idade.

Os principais hormônios do sexo feminino são os estrogênios e a progesterona. A cada mês o nível desses hormônios varia conforme um padrão cíclico que origina uma série de mudanças no ovário e que estimulam a maturidade e a liberação de um óvulo que deve ser fertilizado por um espermatozoide para que ocorra assim a fecundação e leve à concepção de um novo ser que finalmente poderá cumprir a missão biológica de manter a espécie.

Paralelamente as mudanças que ocorrem nos ovários, existem outras no útero com a finalidade de dar condições à fecundação do óvulo para que se inicie o processo de gravidez. Quando a fecundação não é realizada, ocorre uma descamação na camada interna do útero conhecida como endometria e que origina o sangramento que forma o fluxo menstrual conhecido como menstruação.

Em geral este sangramento tem duração de três a cinco dias e ocorre a cada 28 ou 31 dias. Uma vez iniciado este ciclo, ele se mantém de forma regular até chegar a menopausa, mas se vê interrompido durante a gravidez.

As mudanças hormonais próprias do ciclo menstrual podem causar vários sintomas durante a menstruação como dor abdominal, aumento do volume e dor nas mamas, retenção de líquidos, inchaço nas mãos e nos pés, dor de cabeça, mal-estar e mudanças de humor. Em certas ocasiões, é possível que todos ou alguns desses sintomas apareçam dias antes do fluxo menstrual constituindo assim a conhecida síndrome pré-menstrual.

Frequentemente podem ocorrer diversos distúrbios na menstruação devido a várias causas, principalmente distúrbios hormonais que se manifestam através da diminuição ou aumento no número de dias entre cada período menstrual, pelo aumento ou diminuição do volume de sangue e inclusive ausência do fluxo menstrual. Existem doenças que aumentam a quantidade de sangue e se perdem em cada menstruação que recebem o nome de fibromas uterinos e que são capazes de ocasionar problemas como a anemia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Menstruação