Conceito de Menosprezo

Quando uma pessoa enxerga a outra ou algo com menosprezo, ela demonstra uma atitude negativa. Isto é, observa o próximo ou esta situação através de uma atitude arrogante onde o julgamento é mal analisado.

O menosprezo mostra uma atitude de desdém ou desinteresse (um desinteresse que não é sinônimo de indiferença, mas que é depreciativo). Quando uma pessoa menospreza uma realidade, observa a mesma sem avaliar todo o seu valor que realmente tem.

Subestimar a outra pessoa

Em certas ocasiões, uma pessoa pode cometer algum erro por haver menosprezado determinado bem e perceber que seu verdadeiro valor foi perdido. No campo profissional, um indivíduo pode menosprezar o talento de outro ser humano ao não reconhecer seu potencial.

As pessoas soberbas têm grande dificuldade em aceitar o elogio das virtudes alheias, uma vez que tendem a cair na excelência do seu próprio ego. Um sujeito pode subestimar o outro quando lhe usa como se fosse um objeto, por exemplo, na amizade de utilidade.

Ferir através do insulto ou da indiferença

Do mesmo modo, é possível também humilhar de forma negativa a outra pessoa através de uma ação de indiferença ou insulto. Gestos de menosprezo interpessoal que ferem os sentimentos da vítima.

Vale ressaltar que o menosprezo pode cair sobre outra pessoa ou qualquer outro objeto externo, mas também sobre si mesmo. Assim ocorre quando uma pessoa despreza as qualidades que possui ao valorizar o que realmente tem como consequência de uma baixa autoestima.

Prejuízos negativos

É possível desprezar uma pessoa ao ridicularizá-la através de comentários sarcásticos ou por colocá-la em evidência com certas ironias. Uma das principais causas de menosprezo é o prejuízo que pode condicionar uma pessoa em suas relações pessoais ao não dar a oportunidade de conhecer uma pessoa como realmente é.

Do ponto de vista da felicidade, existem formas de menosprezo que colocam limites à gratidão existencial: a queixa. Há pessoas que se queixam de tudo, daquilo que não tem e não valorizam (menosprezam) o que possuem. Portanto, é uma aprendizagem vital e muito valiosa dar valor a tudo que existe.

Foto: annebaek I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Menosprezo