Conceito de Menopausa

MenopausaA menopausa, também denominada climatério, é a cessação natural e permanente do período menstrual na mulher, conhecido como menstruação. Trata-se de um nível dentro de um processo silencioso, lento e longo de envelhecimento reprodutivo que produz consequências fisiológicas importantes como, por exemplo, a queda na secreção de estrógenos.

Geralmente, o aparecimento da menopausa ocorre ao redor dos 45 anos de idade, sendo a menstruação cada vez menos regular. Como consequência da diminuição nos níveis de hormônios como o estrógeno e a progesterona se produzem as mencionadas mudanças na menstruação, porque basicamente ambos os hormônios são fundamentais na hora de manter em ótimo estado tanto à vagina como o útero, os ciclos menstruais e logicamente para conseguir uma gravidez com êxito.

Por outro lado, o estrógeno também resulta ser de grande ajuda para que os ossos se mantenham saudáveis e para que as mulheres ostentem um bom nível de colesterol no sangue.

Entre os sintomas mais recorrentes que indicam a chegada da menopausa, temos: menstruações irregulares até o desaparecimento total, falta de ar, suores, tonturas, palpitações, vertigens, dores de cabeça, insônia, secura vaginal, dor durante as relações sexuais, mudanças emocionais abruptas, mudanças na figura corporal orientados ao aumento da massa corporal, entre outros.

Cabe destacar, que a menopausa também pode aparecer pelo uso de alguns medicamentos anticonceptivos ou pelas práticas de algumas cirurgias, tal é o caso da histerectomia, que consiste na extirpação do útero e provoca o cesse imediato da menstruação ou a ooforectomia, que implica a extirpação dos ovários. Em ambos os casos, sem a importância da idade da mulher, se produzirá a interrupção imediata da menstruação.

Durante muitíssimas décadas existiu uma consideração absolutamente negativa sobre a menopausa, na atualidade, tal crença tem-se diluído felizmente e então, as mulheres que atingem esta idade biológica continuam tão ativas como sempre em todos os níveis de suas vidas: profissional, familiar, afetivo, entre outros.

O desenvolvimento profissional das mulheres, a equiparação quanto às oportunidades com o homem e os avanços científicos, sem dúvidas, contribuíram nesta mudança rotunda de mentalidade a respeito da menopausa.

Também se usa a palavra menopausa também se emprega para dar conta do período no qual se produz.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Menopausa